terça-feira, 31 de julho de 2018

CHINA APOIA CAMPANHA DE OPERAÇÃO DE CATARATAS NA GUINÉ-BISSAU


O governo através do ministério da saúde pública lançou oficialmente esta terça-feira (31 de Julho) a segunda campanha nacional de operação de cataratas e recuperação da vista em Bissau

A campanha é apoiada pelo Governo Chinesa no valor de 165.000 milhões de francos CFA com o objectivo de dar assistência médica ao Governo Guineense.

No acto do lançamento o Embaixador de china Jin Hongjun reafirmou que sempre apoiaram o programa de desenvolvimento económico e social para o melhoramento da vida dos Guineenses.

Os materiais e equipamentos médicos a ser utilizado na campanha, serão deixados no final do trabalho na Guiné-Bissau.

Entretanto, a ministra da saúde pediu aos profissionais oftalmologistas nacionais no sentido de fazerem um bom uso dos materiais, tendo sublinhado que, o conjunto de esforço e apoios do estado chines “é um sinal de que o estado da Guine Bissau deve assumir as suas responsabilidades”.

A intervenção das pessoas de saúde da china em assistência as cataratas começou em 2010 nos países Africanas. o objectivo é apoiar pessoas vulneráveis no sentido de recuperarem a vista.

A delegação está composta por 17 membros que vão trabalhar no domínio da operação de cataratas e ainda hoje foi seleccionado 25 pessoas.

No entanto, no final do acto do lançamento da campanha foi assinado um protocolo de acordo do referido projecto entre o ministério da saúde e a República popular da china.

Conosaba/radio sol mansi - A redacção

Sem comentários:

Enviar um comentário