terça-feira, 17 de julho de 2018

GERALDO MARTINS ACUSA PRESIDENTE DE REPÚBLICA DE “ESTAR ATRÁS” DO MINISTÉRIO PÚBLICO


O antigo ministro das finanças do governo liderado por Domingos Simões Pereira afirmou que o presidente da Republica está obcecado em provar as acusações feitas ao primeiro governo desta legislatura.

Geraldo Martins que falava a margem duma jornada de reflexão considera ainda que todas as tentativas do ministério público contra os membros deste governo são a mando do José Mário Vaz.

«As audições de diferentes membros do governo de Domingos Simões Pereira incluído eu, pelo ministério público é mais nada que uma obsessão do José Mário Vaz em tentar provar que a sua tese para demitir o então governo estava certa, isto é o governo (de Simões Pereira) praticava corrupção».

Por outro lado, o economista sublinhou que José Mário Vaz nomeia Procuradores-Gerais para perseguir quem ele, tendo adiantado que com a última decisão do tribunal regional de Bissau, ficou claro que não houve, corrupção nem violações de normas de execução orçamental foi só um “blef” de parte de um “poder politico que quer legitimar um posicionamento que não existe”.

“o ministério público não está interessado em investigar o paradeiro de 500 milhões de francos CFA que envolve o próprio José Mário Vaz e Baciro Djá (na altura primeiro-ministro), porque o presidente da Republica nomeia procuradores-geral de República para perseguir as pessoas que ele quer”, aponta Martins.

Na mesma ocasião, o antigo ministro das finanças explica que o plano estratégico “terra ranka” que era para ser implementado entre 2015-2025, será adaptado para 2019-2029.

De referir que o plano estratégico 2015-2025 recebeu vários apoios da comunidade internacional mas não chegou a ser implementada devido a instabilidade política que o país vive.


Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário