segunda-feira, 9 de julho de 2018

«INDEPENDÊNCIA JÁ!» GUINÉ-MANSOA: SINAPROF PROJECTA NOVA PARALISAÇÃO


O Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) ameaça paralisar, durante cinco dias, o sector do ensino público da Guiné-Bissau

A greve que começa no próximo dia 09 do mês em curso é para exigir o governo a aplicação da carreira docente e o pagamento dos salários em atrasado.

Esta sexta-feira, numa conferência de imprensa, o Presidente Interino da organização, Domingos Carvalho, lembra aos professores que o direito não se oferece, mas se conquista com determinação, coragem, inteligência e visão.

“Assim que terminar a greve vamos entregar o pré-aviso de cinco dias, e assim sucessivamente. Não vamos desarmar porque se deixarmos o governo e fazermos as provas vai ser tarde e o patronato não vai pagar”, enfatiza.

O Coordenador de colectivo dos professores recém-colocados denuncia que os professores recém-colocados poderão ficar sem salario até a função pública efectuar recenseamento.

“Durante estes dias estamos a procurar saber do problema dos professores recém-colocados e sabemos que a situação está amarrada na Função Publica que alega que vai fazer recenseamento e depois autorizar o pagamento, e sabemos que a Função Publica não tem dinheiro para fazer recenseamento”, explica.

O SINAPROF considera ainda a necessidade de conjugar esforços para alcançar uma estabilidade no sector de ensino, com base no cumprimento do pacto de estabilidade do sistema do ensino, assinado desde 2017.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmani com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário