sexta-feira, 6 de julho de 2018

«ASSOCIATIVISMO» GABÚ ACOLHE 13ª EDIÇÃO DE FORMAÇÃO JUVENIL ORGANIZDA PELA RENAJ


Bissau, 05 Jul 18 (ANG) – A Rede Nacional de Associação Juvenil (RENAJ) vai realizar de 10 à 25 de Agosto em Gabú, leste do país, a 13ª edição de formação juvenil, sob o lema “uma juventude autodeterminada e presente na consolidação da democracia guineense”.

Segundo a rádio Sol Mansi, a informação foi avançada pela coordenadora da Comissão Organizadora do referido evento Emília da Silva Cá. 

“De 10 à 25 de Agosto próximo, vamos capacitar 450 jovens de diferentes associações juvenis que existem no país, dentre as quais militares e paramilitares”, informou, acrescentando que, durante a formação serão debatidos 10 temas.

Aquela responsável garantiu que na edição do presente ano, terão bastantes inovações durante a formação.

Emília da Silva Cá afirmou que os formadores serão igualmente os jovens com a capacidade de ensinar e para o efeito receberam uma preparação de 6 meses em termos de aperfeiçoamento dos conteúdos e técnicas do ensino de metodologia não formal utilizado nas actividades internacionais da juventude.

Por sua vez, o presidente da RENAJ Henri Gomes Lopes aconselhou os jovens a não deixarem ser manipulados pelos partidos políticos durante o processo eleitoral, tendo sublinhado que cabem-lhes o papel de dar as suas contribuições para o bem do país.

“Nós queremos que a juventude não limita simplesmente em participar nos comícios, nas estratégias dos políticos ou nas sensibilizações, mas sim que os mesmos assumem o papel de contribuir no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau através de uma participação efectiva no processo das eleições”, recomendou o presidente de RENAJ.

A RENAJ é um fórum de coordenação, concertação e de apoio às organizações juvenis nacionais criada com a finalidade de promover associativismo juvenil e contribuir na participação dos jovens no processo de desenvolvimento e conta com mais de 100 associações juvenis e comunitárias de base em todo o país.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário