A Coordenadora da Rede de Crianças e Jovens Jornalistas, Neucise Liga Có, denunciou esta segunda-feira, 20 de novembro de 2023, que crianças guineenses estão a passar fome e que estas não têm proteção na Guiné-Bissau.
A denúncia foi feita na abertura da 1ª conferência triangular sobre a Convenção dos Direitos das Crianças, sob lema “juntos pela implementação da CDC”, na qual Neucise Liga Có disse que o aumento de preços dos produtos da primeira necessidade levou a que muitas famílias carecessem de alimentos para a sobrevivência das crianças, tendo como consequência a fome.
“Muitas crianças estão na rua a mendigar, outras sem proteção e até algumas estão a serem abusadas sexualmente. Recentemente registou-se abuso sexual de uma criança em Bubaque. Por isso, deve ser implementada a convenção dos direitos das crianças” insistiu, lembrando que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, promulgou um decreto que proíbe a mendicidade das crianças talibés nas ruas da capital Bissau.
“Os mestres corânicos violam sistematicamente o decreto, enviando as crianças para as ruas para pedirem esmolas. As crianças guineenses não têm um sistema educativo e de saúde de qualidade. Até ao momento regista-se ainda uma alta taxa de mortalidade infantil. Nós promovemos diferentes debates para analisar a situação das crianças guineenses e nestes debates, atribuem todas as responsabilidades aos órgãos da soberania. Por isso, decidimos organizar a conferência para discutir em conjunto e encontrar a forma de melhorar a situação dos menores e também da implementação de CDC no país” explicou.
Precisou ainda que a sua organização tem vindo a promover a advocacia sobre os direitos das crianças, saúde sexual e reprodutiva, importância de Média na proteção ambiental tendo em conta que as crianças são as mais afetadas pelas alterações climáticas.
«Muitas pessoas estão a viver nas zonas húmidas com a probabilidade de contrair doenças como o paludismo e tifoide. Durante o encontro, vamos debater questões relacionadas à educação, a saúde, a proteção e a participação direta das crianças, por meios de comunicação social que são importantes no desenvolvimento da capacidade intelectual das crianças” disse Neucise Liga Có.
Por: Noemi Nhanguan
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário