A Serra Leoa impôs, este domingo, 26 de Novembro, um recolher obrigatório a nível nacional, depois de trocas de tiros na capital, Freetown.
A circulação em toda a capital foi proibida pelas forças de segurança, que bloquearam várias ruas, impedindo qualquer passagem e aglomeração. Zambém os mercados, lojas e estabelecimentos estão fechados. Apenas, o registo, de alguns vendedores ambulantes.
Esta madrugada, de sábado para domingo, o depósito de armas do Quartel Wilberforce foi atacado por homens ainda não identificados. As primeiras notícias davam conta que os assaltantes teriam levado armas e munições, mas, em comunicado, o ministro da Informação e da Educação Cívica da Serra Leoa, Chernor Bah, garante que "todos foram repelidos".
O quartel militar de Wilberforce é um dos maiores do país e o principal do exército da Serra Leoa.
A prisão central de Pademba Road foi igualmente atacada e vários prisioneiros foram libertados, entre eles o cantor Boss Lee, que estava detido por difamação.
Foi entretanto imposto um recolher obrigatório e os moradores são orientados a ficar em casa.
Já esta tarde, o Governo assegurou que estava "no controlo" da situação.
Desde há vários anos que os habitantes de Serra Leoa enfrentam uma crise económica sem precedentes que resultou num levantamento popular em 2022.
Por: RFI com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário