A ‘poule’ A de qualificação é liderada pelo Egito, de Rui Vitória, com três pontos, seguido da Guiné-Bissau, Burkina Faso, Etiópia e Serra Leoa, todos com um ponto, enquanto o Jibuti tem zero.
A Guiné-Bissau iniciou hoje a qualificação para o Mundial2026 de futebol com um empate diante do Burkina Faso (1-1), para o Grupo A da zona africana.
No jogo disputado na cidade marroquina de Marraquexe, o antigo jogador do Sporting Mama Balde foi o autor do primeiro golo da partida, quando decorria o minuto 21, com Bertrand Traore (62), médio do Aston Villa, a restabelecer a igualdade já no segundo tempo, para o Burkina Faso.
A ‘poule’ A de qualificação é liderada pelo Egito, de Rui Vitória, com três pontos, seguido da Guiné-Bissau, Burkina Faso, Etiópia e Serra Leoa, todos com um ponto, enquanto o Jibuti tem zero.
Conosaba com a Lusa
A Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau iniciou na noite desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, com empate a uma bola, frente à sua congénere do Burkina Faso.
Em partida da primeira jornada do Grupo A da fase africana para maior competição de futebol mundial que será organizada pelos EUA, México e Canadá, a Guiné-Bissau viajou até ao reduto do adversário e somou um ponto na tabela.
Na partida disputada em Marrocos, casa emprestada pela seleção de Burkina Faso, os “Djurtus” entraram melhor e abriram o marcador aos 20 minutos por intermédio de Mama Baldé, jogador do Lyon da primeira liga francesa de futebol.
Embora fosse uma partida equilibrada entre as duas seleções africanas, foi a seleção nacional quem teve maior domínio de posse de bola na primeira parte, mas não conseguiu traduzir o seu domínio em golos.
Após a meia hora da partida a seleção de Burkina Faso subiu de rendimento, criando diversas oportunidades para igualar a partida, mas sem sucesso.
Nos minutos finais da primeira parte, Mama Baldé teve oportunidade para ampliar o marcador, mas acabou por desperdiçá-la e o resultado terminou 1 a 0.
Na segunda metade do desafio, a seleção de Burkina Faso entrou melhor e mais determinado em mudar o rumo dos acontecimentos. Bertrand Traoré, capitão e estrela de Burkina Faso, foi um dos melhores jogadores na partida, criando enormes dificuldades a defensiva da seleção nacional.
Aos 61 minutos do jogo, Traoré, que joga na Aston Villa da liga inglesa de futebol igualou a partida.
Depois do golo do adversário, os dois selecionadores fizeram várias alterações nas respetivas equipas, mas o resultado manteve-se e o jogo terminou com o empate nesta primeira jornada.
Em relação ao trabalho da equipa de arbitragem durante o jogo, não houve grandes problemas a registrar, embora houvesse algumas críticas dos jogadores de ambas as seleções.
A partida ficou marcada com estreia de alguns jogadores com a camisola da Guiné-Bissau, nomeadamente o guarda-redes Ouparine Djoco e Marciano Tchami. Também é importante destacar o regresso à equipa nacional do defesa central Marcelo Djaló.
Com este resultado, a Guiné-Bissau está na segunda posição da tabela classificativa com 1 ponto, igual à seleção de Burkina Faso.
A seleção do Egito lidera a tabela com 3 pontos, após a vitória frente à sua congénere de Jibuti por 6 a 0, onde Salah, jogador do Liverpool marcou 4 golos.
Na outra partida do Grupo A, a seleção da Etiópia recebeu e empatou com a Serra Leoa 0 a 0. Ambas as seleções têm 1 ponto, a Guiné-Bissau vai jogar no reduto de Jibuti no dia 20 de novembro. A Etiópia vai receber a seleção de Burkina Faso e a Serra Leoa joga contra Egipto.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário