domingo, 19 de novembro de 2023

GUINÉ-BISSAU BUSCA VAGAS DIRETAS NO SENEGAL PARA OS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024

A Guiné-Bissau vai participar com duas duplas masculina e feminina no Torneio da Zona II de Voleibol de Praia de Qualificação Africana em Dakar, Senegal, para os Jogos Olímpicos Parisˈ2024, no final do mês de novembro do ano em curso.

Este evento desportivo, que vai decorrer de 23 a 27 do mês em curso na capital senegalesa, conta com a participação de 8 países da sub-região, incluindo a Guiné-Bissau, onde os três primeiros lugares garantirão o acesso aos próximos Jogos Olímpicos.

Os atletas nacionais que vão estar presentes nesta competição foram selecionados num torneio de prospecção organizado no último sábado no Estádio Lino Correia em Bissau.

Trata-se da dupla masculina, Seco Na Mossa, Nham Na Mat, Bacar Mancal e Rudimilson Imbana. Em relação à dupla feminina, o país leva Cesária Bassil, Delfina Nbunda, Abene Brito e Marlene Djoncon Candé.
A informação foi transmitida à secção desportiva do jornal O Democrata, esta terça-feira, 14 de novembro, pelo próprio presidente da Federação de Voleibol da Guiné-Bissau, Aladje Camará, com o objetivo de abordar as últimas atualizações desta modalidade desportiva.

“Sabemos que não será uma participação fácil para a Guiné-Bissau, uma vez que teremos 7 adversários pela frente, resolvemos realizar um torneio a nível interno que nos permitiu selecionar os melhores atletas que participarão neste torneio. Estamos a sentirmo-nos confiantes, embora saibamos que vamos defrontar as seleções que têm mais andanças nas provas de voleibol de praia”, disse.

“Não tivemos condições para fazer o nosso trabalho de forma adequada, fazer treinamentos numa praia com areia qualificada. Éramos obrigados a trabalhar no Lino Correia, no espaço feito para o futebol de praia”, explicou Aladje Camará.
Segundo explicação de Camará, a federação não recebeu nenhum apoio financeiro até ao momento para permitir a deslocação e estadia da caravana nacional no Senegal, contudo assegurou ter recebido promessas do Governo e do Comité Olímpico da Guiné-Bissau.

“Temos a promessa do Governo e do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, mas já nos reunimos com o executivo onde analisamos a nossa proposta financeira para as despesas de viagem e estamos a aguardar a resposta final. Esta era e continua a ser a nossa maior preocupação, porque queremos participar neste torneio “, acrescentou.

Questionado sobre o estado de espírito dos atletas nacionais, Camará garantiu a O Democrata que o país vai em busca da qualificação para os Jogos Olímpicos que se realizarão em França, em 2024.

Os atletas nacionais estão a trabalhar com uma treinadora cubana, Tȃmara Peralza, que está em Bissau, com o apoio da Federação Internacional de Voleibol, no sentido de ajudá-los a melhorarem os seus níveis competitivos nas competições internacionais.
“É a Federação Internacional de Voleibol que suporta o salário da treinadora cubana e a Federação de Voleibol da Guiné-Bissau assumiu apenas cuidar da alimentação e transporte da Tȃmara Peralza”, indicou.

Além de suportar o alojamento, a alimentação e o transporte da treinadora cubana, a instituição federativa cuida também da alimentação mensal dos atletas, tendo em conta as dificuldades financeiras do país.

Durante a entrevista, o presidente da Federação de Voleibol anunciou que o organismo que dirige pondera organizar nesta época desportiva o Campeonato Nacional de voleibol de praia e do salão em duas categorias, masculina e feminina.

Além do Voleibol de Praia, vários atletas das outras modalidades estão a trabalhar para conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2024, com destaque para a federação de luta livre, atletismo, boxe e judô.

Em agosto de 2022, o Comité Olímpico da Guiné-Bissau atribuiu bolsas olímpicas a um total de quatro atletas de diferentes modalidades, com o objetivo de garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.

Trata-se de Diamantino Luna Fafé, atleta de luta livre, Seco Camará, de atletismo, Jorgito Cá, boxista e Euclides João Lopes, de judô. Nos últimos Jogos Olímpicos Tóquio 2021, a Guiné-Bissau participou com quatro atletas, dois de luta, um de judô e um de atletismo. Trata-se de Augusto Midana, Diamantino Luna Fafé, Taciana Baldé e Seco Camará.

Por: Alison Cabral

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário