quarta-feira, 29 de novembro de 2023

MADEM G-15 Exige Demissão Imediata do Governo


Bissau, 29 de novembro de 2023 – O Movimento Para Alternância Democrática, Grupo dos 15 (MADEM-G15), emitiu um comunicado à imprensa hoje em Bissau, denunciando alegados atos de clientelismo e irresponsabilidade por parte do Governo liderado pelo Primeiro-Ministro, Senhor Geraldo João Martins. O comunicado foi uma resposta ao debate parlamentar ocorrido em 26 de novembro de 2023, no qual o Ministro da Economia e Finanças, Senhor Suleimane Seide, foi interpelado sobre o financiamento de alegadas dívidas do Estado a empresas e personalidades, no valor de seis bilhões de fofa (6.000.000.000 fcfa) através do Banco da África Ocidental (BAO).

O MADEM-G15 acusa o Governo de violar a Lei de Orçamento Geral do Estado ao autorizar o pagamento de despesas não previstas no orçamento, o que vai contra os compromissos internacionais assumidos com parceiros, incluindo o FMI. O movimento insta o Ministério Público a acelerar a investigação deste caso para esclarecimento e responsabilização dos envolvidos na gestão danosa, levando-os à justiça.

Além disso, o comunicado elogia o desempenho da bancada parlamentar do MADEM-G15 como fiscalizadora dos atos do Governo e expressa solidariedade para com os parlamentares do movimento que teriam sido alvo de atos ignóbeis no exercício de suas funções. O MADEM-G15 responsabiliza o governo pela integridade física do Deputado da Nação, José Carlos Macedo Monteiro, Vice Líder da Bancada do MADEM-15.

O comunicado conclui exigindo a demissão imediata do Governo.

Este desenvolvimento político promete continuar gerando controvérsia e debates em Guiné-Bissau nos próximos dias, à medida que o país enfrenta desafios políticos e econômicos significativos.

Conosaba/radiobantaba.

Sem comentários:

Enviar um comentário