segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Saúde/Fundação Catarina Taborda doa jogos de bebirões às crianças recem nascidas da Maternidade do Hospital Simão Mendes

Bissau,11 out 21(ANG) – A Fundação Catarina Taborda procedeu hoje a entrega de jogos de beberrões e outros acessórios para os bebés recem nascidos na Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau.

Em declarações à imprensa após a entrega do referido donativo, a presidente da referida Fundação na pessoa da própria Catarina Taborda disse que o gesto se enquadra nas acções que estão a levar a cabo no âmbito de sensiblização das mulheres sobre a existência do cancro de mama.

“Na semana passada estivemos no Centro Prisional da Polícia Judiciária de Bandim, onde mantivemos encontro com as nossas irmás prisioneiras, e lhes sensibilizamos sobre a existência e formas de prevenção de cancro de mama. E hoje estamos aqui na Maternidade do Hospital Simão Mendes com o mesmo objectivo”, informou.

Catarina Taborda salientou que a visita que efectuaram a Maternidade não serve apenas para fazer a doação de jogos de bebirões aos recem nascidos, mas também para falar as mães da importância da amamentação.

Aquela responsável disse na ocasião que a leite materna, para além de ser benéfica, reduz a probalidade de desenvolvimento do cancro de mama. Ou seja diminui a capacidade de crescimento da célula que origina a doença.

Disse que, em cada dez mulheres em todo o mundo, três desenvolve o cancro, de acordo com o estudos recentes.

Garantiu que a Fundação vai continuar com acções de sensibiização para alertar as pessoas sobre a existência da doença, frisando que existem formas do seu diágnóstico precoce para o seu tratamento.

Catarina Taborda lamentou a inexistência no país, de um Programa Nacional visando a luta contra o cancro de mama, tendo apelado uma atenção especial à todas as entidades competentes para dar importância a doença para que as pessoas comecem a ganhar a consciência sobre o seu perigo.

A enfermeira-chefe da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes, Lígia Sampaio Vieira, reconheceu que o cancro de mama é uma patologia que está a causar preocupações as autoridades sanitárias do país, tendo em conta que está a aumentar a cada dia que passa.

“Agradeço a Catarina Taborda pelo gesto da Fundação que dirige e peço-lhe para continuar com o acto, em prol das nossas mulheres e bebés, e para que outras instituições fizessem o mesmo gesto”, disse.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário