sábado, 9 de outubro de 2021

«ARTIGO DE OPINIÃO Nº 19/2021» O PODER É UM VALOR, É UMA RIQUEZA, É UMA GRANDEZA, MAS NÃO É ABSOLUTA E NEM É PARA TODA VIDA E É PARA PARTILHAR, OS CARGOS SÃO TEMPORÁRIOS, OS TÍTULO SÃO PROVISÓRIOS, MAS MANEIRA COMO TRABALHAMOS, COMO TRATAMOS AS PESSOAS, ISSO É QUE É MAIS IMPORTANTTE, PORQUÊ – PORQUE SÃO SEMPRE RECORDADAS E LEMBRADAS EM ALGUNS CASOS PARA TODA A NOSSA VIDA, MUITOS NÃO SABEM, NÃO MEDEM AS PASSOS QUE DÃO E NEM PENSAM ANTES DE FALAR, ESCREVER E MUITOS ATIINGEM AS PESSOAS E ATÉ ENTRAM NAS VIDAS PRIVADAS DAS OUTRAS – SÃO FALHAS, ERROS É FALTA DE EDUCAÇÃO - GUINEENSES, NÓS TODOS EM PARTICULAR OS NOSSOS POLÍTICOS, LÍDERES E GOVERNANTES, DEVEMOS ABSTER DESSAS PRÁTICAS, COMO TEM DITO SEMPRE, TODOS NÓS, DEVEMOS COMBATER, COM TODAS ARMAS QUE TEMOS OU PARAR BOCADO E VERMOS O QUE FORAM FEITOS, OS PASSOS, OS PERCURSOS QUE PERCORRIDOS A QUASE CINQUENTA (50) ANOS DA NOSSA INDEPENDÊNCIA E ESTAMOS A COMETER OS MESMOS ERROS.

 

Os especialistas bem quota das nas áreas económicos em todo mundo, dizem as pessoas que lidam com o dinheiro ou em todas as actividades económica, muitos cometem sempre fraudes - Deus é que dá a sorte, o poder e até pessoas ter muito dinheiro ou tako as pessoas e é só Ele é que pode vir tirá-las, mas tudo não é automática (um bom entendedor meia palavra basta), quando Ele (Deus), dá um Homem a – sabedoria, inteligência, sorte, o poder e o dinheiro é porque deu-lhe muito trabalho para fazer, na sociedade e no mundo global, devemos compreendê-las, ajudá-las e respeitá-las, para poder fazer mais e melhor para a sociedade e o mundo global - não é possível no estado de direito estar obrigar a Presidência da República e o governo, de vez em quando vierem ao público fazer o comunicado ao país ou chamar a comunicação social, para fazer uns esclarecimentos ou desmentir as mentiras montadas das pessoas vazios corruptos, manipuladores (as), de opinião público tem que ser sempre desmentidas, quando se justifica, porque as mentiras repetidas mil e umas (1001) vezes, tornam-se realidade -Todo mundo ou toda gente querem ter e ser – ter tudo e mais alguma coisa na boa vida ou nas mentiras e querem Ser - Rei, Rainha, Presidente da República, 1º ministro, Secretário – geral, coordenador, chefe (querem ter o poder e o dinheiro e tudo mais alguma coisa, sem dar nada em troca – Ser o humano ou algumas pessoas são ambicioso, muitos querem tudo e têm, base de mentiras. manipulação, ganâncias, malandrins e é só para ganhar o (poder, o tako ou dinheiro).

Segundo especialistas nas áreas económicas, em todas as actividades económicas, cometem-se fraudes – se traçamos as metas para atingir um objectivo, o que é que devemos fazer? Cada um devia lutar para chegar primeiro e ser melhor de que ontem e não dos outros, estar em frente de todos ou bater o recor, se viemos conseguir é melhor, temos que trabalhar com seriedade ou trabalhar e lutar para ganhar?!

Nós guineenses, em particular os nossos políticos, líderes e governantes, não devemos esquecer, que vivemos sempre, base de violências contra violências, escândalos base de escândulas, golpes e contra golpes, uns maior de que outros e corrupção generalizadas o nosso país RGB, está fora de concertos das nações, fora da realidade do mundo a muito e muito tempo, nós todos temos que trabalhar com seriedade e ajudar pôr o nosso país RGB, dentro do mapa do mundo como? Resposta. Trabalhar, trabalhar, trabalhar com seriedade, dizer a verdade - todos Nós Guineenses (dentro e fora da porta), o que vemos tudo no mundo, vem de trabalho.

DENTENTORES DOS CARGOS PÚBLICO, PRINCIPAL OS TITULARES DOS ÓRGÃOS DE SEBORANIA NACIONAL, TODOS DEVEM TRABALHAR COM MÃOS DADAS, FALAR UMA SÓ VOZ, PARA PÔR AS INSTITUIÇÕES DE ESTADO A FUNCIONAR NORMALMENTE OU CEM POR CENTOS (100%), SE QUEREMOS DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE (PESSOAS) E DO NOSSO PAÍS RGB É ASSIM, É O QUE DEVEM OU DEVEMOS FAZER.

Perda da confiança dos eleitos, dos nomeados e dos órgãos da seborania nacional, impedem funcionamento normal das nossas instituições, do nosso país RGB, desenvolvimento da sociedade (Pessoas) idem, para isso:

 Estrutura do Estado - Tem uma hierarquia, resultam daí que o 1º magistrado da nação é o Presidente da República, Rei, Rainha, em alguns países onde, mantém práticas antigas, se houver as dificuldades de relacionamento entre ambos ou (Eles e Elas), com outros órgãos a sociedade (pessoas) no país, não funcionará normalmente, é o que acontece no nosso país RGB - Nenhum país no mundo ou na nossa planeta terra. Vai estar bem, quando essas personalidades não entendem, ou andam de costas viradas, só acontece, nas classes políticas, os líderes e governantes, corruptos, indisciplinados (as), agravadas pelos desconhecimentos da ética, que desconhecem ou não respeitam a constituição, as leis e dos estatutos das formações políticas e da sociedade civil ou simplesmente pelas suas inobservâncias, dos tais, por essa razão, até os mais moderados (as), ponderados acabam por se deixar contaminar-se. Vamos ver alguns exemplos – as vezes são desrespeitadas (as) publicamente as pessoas que ocupam altos cargos, um membro do governo e até os juízes (as), PM, Presidente de ANP e até o símbolo da nação, comandante supremo das forças armadas, o magistrado Nº um (1), PR ou até chegam os órgãos da soberania nacional que é que acontece essas pessoas que cometem esses crimes?! Nada, nem tão pouco chamada de atenção. Em qualquer país civilizado onde as leis, a constituição e as instituições funcionam, o que é que aconteceria? Deixo aqui essas perguntas – na minha amada pátria RGB, o país onde tudo é possível e vale tudo, ainda o funcionário público que ousa criticar e até ofender um PR, Presid.de ANP, PM e os juízes não escapam ou as personalidades dos órgão de seborania nacional (Eles e Elas), São punidos por essa conduta? Se for um membro do governo a cometer os cometer os mesmos crimes, que são funcionários (as) público e não são funcionário qualquer. Logo ali, têm maiores responsabilidades e deviam ser punidos mais.

Há pessoas, que ocupam altos cargos na sociedade e no país são mal aconselhados (as), pelos seus conselheiros e amigos.

Compreendem-se os conformistas transformaram tudo, os determinados transformaram tudo e os inconformados acharam que tudo está mal e fazem braço de ferro, criticam, tudo e todos, põem em causa tudo criam as dificuldades e problemas não quer deixar e ver nada a funcionar, acham que tudo está mal, em vez de ajudar corrigir o que está mal, o que está errados ou mal feitos, trabalhar com seriedade criam caus, gravam a situação são pior. Porque desta maneira não se resolvem os problemas, Todos nós guineenses, devemos abster dessas práticas, porque não nos abonam, não nos ajudam resolver todos os problemas que temos e não são poucos?!

Quando os órgãos chegam a esse ponto - Pelo menos um dos dois tem que sair de cena, sob pena continuar de aprofundar ainda mais a crise que pode vir alastrar e prolongar uma crise política - Cujo impacto real ninguém pode prever. Certo, porém, é que terá sempre custos elevadíssimos para a sociedade (pessoas) e o país.

Como diz um deles ou delas, tem que sair de cena em boas condições Enobreça a qualquer um ou uma, porque ao fazê-lo, será sempre em nome de uma causa maior e para bem todos, assim podemos devolver imediatamente a estabilidade política do país. Desta forma, quem sabe se daqui alguns tempo ou anos, poderá, vir ocupar o lugar ou substituição, essa pessoas, que estamos a desafiar actualmente?!

“Há alguns guineenses são teimosos (as) dizem os próprios guineenses e a comunidade internacional” – não ouvem conselhos de ninguém, não consultam ninguém, não seguem os caminhos de diálogo pacífica, é esse é que pode resolver os nossos problemas ou diferendos, devemos dar benefícios das dúvidas e pedir maior responsabilidade na condição da sociedade (pessoas) e do país, personalidades que estão em frente de país e da sociedade - Pessoalmente acompanho e apoio sempre as pessoas que estão em frente da sociedade (pessoas) e do país.

Elas e Elas, são sempre - personalidades de equilíbrios, disciplinados (as) politicamente e socialmente, os Homem de consensos corajosos, de confiança, de verdade, de convicção, que defende as suas ideias e os seus objectivos, transmitem as mensagens de confiança, de paz e o futuro melhor para todos, que trabalham com seriedade e confiança, que têm visão de curto, médio e longo prazo para o país e a sociedade, que são solidário, estrategos, dignos, sérios responsáveis trabalhadores (as), que já deram as provas e que querem ver sempre os resultados palpáveis para Ele ou Ela, ou para Nós, a sociedade (pessoas), para o país e o nosso mundo global, não devem perder o tempo nos problemas e nas coisas inúteis.

 

NOTA: Quero ou gosto de falar, ouvir e lidar com as pessoas que trabalham, de confiança – não gosto dos malandros, não gosto das pessoas que não dizem a verdade, não gosto das pessoas que não querem trabalhar com seriedade e não gosto das pessoas que não apoiam as pessoas que têm sorte, ocupam lugar de destaque na sociedade e do país, os lideres e governantes (eleitos e nomeados), as pessoas que ocupam altos cargos na sociedade, no país e no nosso mundo global

MALAM GOMES DIRIGENTE ASSOCIATIVO EM PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário