terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Parlamento da Guiné-Bissau pede aos EUA levantamento de sanções contra Cuba

Bissau, 26 jan 2021 (Lusa) – O parlamento da Guiné-Bissau apelou hoje aos Estados Unidos da América (EUA) no sentido de levantarem as sanções contra Cuba e instou os dois países a reatarem as relações, anunciou um comunicado do órgão legislativo guineense.

Na nota, o parlamento guineense afirmou ter sido informado, pela representação diplomática cubana em Bissau, de que os Estados Unidos de América voltaram a colocar Cuba na lista de países “financiadores do terrorismo”.

A decisão foi tomada pela administração do ex-presidente Donald Trump, realçou o comunicado.

Na sua reunião de hoje, e por deliberação unânime, os membros da comissão permanente apelaram à nova administração norte-americana no sentido de retirar Cuba daquela lista e que os dois países privilegiem o diálogo para aprofundarem os laços políticos, económicos e sociais.

Os EUA colocaram Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo no mundo desde 1982 sobretudo pelo seu apoio aos movimentos armados na América Latina.

Cuba tinha sido retirada da lista em 2015, pelo então chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, voltando a ser incluída a poucos dias do fim do mandato de Trump na Casa Branca.

A decisão pode dificultar ao atual Presidente democrata Joe Biden, que tomou posse em 20 de janeiro, a renovação dos laços diplomáticos com Havana.

Sem comentários:

Enviar um comentário