sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PR DA GUINÉ-BISSAU MANIFESTA-SE DISPONÍVEL EM APOIAR A LUTA CONTRA BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

O presidente da República manifestou, esta quinta-feira, a sua disponibilidade na luta contra o branqueamento de capital e crime organizado transnacional.

A disponibilidade do chefe de Estado foi transmitida aos jornalistas no palácio da República pelo director geral do Grupo de Acção Intergovernamental contra lavagem do dinheiro na Africa Ocidental, ABA Kimelabalou, após encontrar com Umaro Sissoco Embalo.

“Estamos satisfeitos porque o presidente da República nos reiterou e mostrando que está disponível para lutar contra o branqueamento de capitais e de crime organizado transnacional. Por isso, vamos voltar muito satisfeito com este engajamento de alto nível”, reiterou.

Em relação à avaliação mútua que a GIABA tem realizado nos últimos dias com as autoridades nacionais, ABA diz que o relatório adoptado da avaliação será um espelho que vai mostrar o esforço do país na luta contra o branqueamento de capital e financiamento de terrorismo.

“A avaliação mútua tem desafio para o país, portanto o relatório que vai ser adoptado será como um espelho, porque vai demostrar a força do país na luta contra o branqueamento de capita e terrorismo e a sua fraqueza também”.

Para o responsável, o importante vai ser a implementação deste relatório que vai ser adoptado depois para permitir ao país na sua luta contra o branqueamento de capital e financiamento de terrorismo, e o desafio maior é que “os financiadores vão interessar-se pelo relatório e vão ver se o país está a fazer esforço neste combate assim poderá ajudar. Os investidores também vão interessar-se pelo relatório porque vão sentir seguro que o país está a lutar sobretudo no que tem a ver com os respeitos com as normas jurídicas para poder investir no país”, explica. 

Em novembro ou dezembro do ano corrente, os peritos de diferentes países vão analisar os esforços das autoridades nacionais na luta contra o branqueamento de capital e depois proceder com a verificação das lacunas que o país tem para melhor formular as recomendações necessárias.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário