quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ESTUDANTES GUINEENSES PRESOS DURANTE A TENTATIVA DE MANIFESTAÇÃO


Alguns estudantes guineenses que tentaram manifestar pedindo a suspensão do decreto que suspende as aulas em Bissau foram presos, esta manhã, pelas forças de segurança, segundo uma boa parte está escondida em Bissau com medo de repressão.

A denúncia feita, hoje, por um dos membros da Confederação dos alunos das Escolas Públicas e Privadas (CAEEP), em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), depois de uma tentativa de manifestação que depois foi frustrada pelas forças de Segurança.

Augusto Bidjané garante que um jornalista, o presidente da Organização e alguns elementos da Carta 21 foram presos, na chapa de Bissau. Os alunos disseram que só querem o regresso seguro às aulas.

“Não estamos de acordo com a suspensão das aulas em Bissau. Saímos às ruas exigindo o regresso às aulas e só queremos que criem condições para o uso obrigatório das máscaras”

Na mesma entrevista à RSM, Augusto disse que, ainda na Chapa de Bissau, as forças de segurança teriam espancado um dos estudantes. Ele disse que encontram-se escondidos, neste momento, porque estão a ser perseguidos pelas forças de segurança.

“Não sabemos do estado de saúde do nosso colega espancado, porque estamos a ser perseguidos e estamos num local onde não conseguimos sair porque a força policial ainda está a nossa procura”

Perante esta situação, o porta-voz do CAEEP pede a revogação do decreto que suspende as aulas ao nível de Bissau.

“Queremos ir a escola para servirmos o povo da Guiné-Bissau. Se não vão permitir as aulas então que revoguem o decreto que suspende as aulas ao nível de Bissau”

Esta manhã, a CAEEP tentou manifestar exigindo a reabertura das aulas, em Bissau, suspensas, segundo as autoridades, para evitar a propagação do Coronavírus. Informações dão conta que o presidente da organização e alguns estudantes foram presos incluindo um jornalista de uma rádio privada.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário