sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PR GUINEENSE, UMARO SISSOCO EMBALÓ, NOMEIA EX-CHEFE DA DIPLOMACIA GUINEENSE, DR. JOÃO RIBEIRO BUTIAM CÓ EMBAIXADOR NA NIGÉRIA E CEDEAO

 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, nomeou o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, João Ribeiro Butiam Có, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau na República Federativa da Nigéria.

Butian Có, que chegou a desempenhar a função do oficial de ligação e coordenador de mecanismo de alerta precoce, prevenção de conflitos e segurança humana da CEDEAO no país, vai acumular agora o cargo do Embaixador para que foi nomeado, através do presidencial n°04/2021, com o de representante da Guiné-Bissau junto à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem a sua sede principal em Abuja, capital da Nigéria.

Quem é o novo Embaixador da Guiné-Bissau na Nigéria?

João Ribeiro Butiam Có, nasceu a 15 de Outubro de 1975. Doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL – Portugal), em 2012. Investigador sénior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e Diplomata. 

Docente universitário e foi Coordenador do curso de Sociologia e do departamento de Ciências Sociais e Humanos da Universidade Amílcar Cabral entre 2005/2008. Foi diretor-geral do INEP, em 2015. Oficial de ligação da CEDEAO, antes da sua nomeação ao cargo do ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, em 2018, no governo liderado por Aristides Gomes.

Por: Assana Sambú

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário