quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Bissau: Universidade Jean Piaget recomenda reflexão sobre investigação científica


O coordenador do curso de Direito da Universidade Jean Piaget, João Mendes, disse que as dificuldades que a Guiné-Bissau enfrenta devido à pandemia da covid-19 constituem um convite aos guineenses a uma reflexão sobre a área de investigação científica. A explanação deste académico foi proferida durante a cerimónia de abertura do ano letivo 2020 21 da universidade acima referida.

Ao intervir no ato João Mendes, em representação dos coordenadores do curso, disse que a Universidade Jean Piaget não se limita apenas a trabalhos de projeção académica e cultural, mas que contribui para a prestação de serviços sociais de utilidade a toda comunidade guineense, sobretudo nesta crise pandémica.

Mendes lamentou o facto de o ano 2020 ter ficado marcado por uma situação atípica, que trouxe muita angústia e sofrimento a todo o mundo, não tendo a Guiné-Bissau fugido a regra. 

Na cerimónia de abertura do ano letivo 2020/21, William Pereira, provedor dos estudantes, falou em nome do reitor e exortou os estudantes sobre a necessidade de utilização correta das viaturas da universidade, abdicando de sobrelotá-las, pois eventuais avarias não só constituem despesas avultadas para a instituição, como dificulta a deslocação dos próprios estudantes.

Pereira revelou que a sua instituição empreenderá novo método de funcionamento, isto no sentido de corrigir certas irregularidades em relação ao pagamento de propinas dos estudantes. 

Acrescentou que um país como a Guiné-Bissau, cuja tradição universitária é reduzida, os estudantes precisam de esforçar-se muito mais tendo em conta as limitações a vários níveis. Daí, segundo ele, ser importante que saibamos que a universidade é composta por três pilares, nomeadamente ensino, pesquisa e extensão. 

Quanto aos estudantes que ingressam no ensino superior sem compreender a sua dimensão, este responsável afirmou que faz todo o sentido trabalharem por forma a inverter tal tendência. 

Aproveitou a ocasião para aconselhar os estudantes no sentido de usufruírem devidamente da formação, elevando o seu nível académico e não o contrário.

Por sua vez, o presidente da Associação Académica da Universidade Jean Piaget, Nhanna Apami Intchami, disse que a universidade constitui um espaço de inúmeras escolhas e opções para os estudantes, mas merecer tais oportunidades exige esforços contínuos. 

Apami Intchami reconheceu a dureza do estudo universitário, razão pela qual os formandos não devem esperar por um mar rosa durante o seu percurso.

Intchami convidou os colegas a prestarem apoios necessários aos que acabam de ingressar nos respetivos cursos, ajudando-os desta forma a enfrentar os desafios da respetiva formação. 

Julciano Baldé
Conosaba//jornalnopintcha.gw/

Sem comentários:

Enviar um comentário