sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

FFGB ADIA INÍCIO DO CAMPEONATO NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU PARA DIA 30

 

Foto/arquivo 

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau remarcou para 30 de janeiro em curso, o início do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, época 2020-2021, “a pedido dos clubes”.

O campeonato deveria ter arrancado esta sexta-feira, 22 de janeiro, mas foi protelado  pela federação, na sequência do pedido de alguns clubes que alegaram atrasos no início de preparativos da presente temporada da competição.

A informação consta de uma nota da instituição liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, que foi divulgada à imprensa desportiva esta quinta-feira, 21 de janeiro de 2021, na qual a direção informou que os clubes subscritores do pedido são Portos de Bissau, Atlético de Bissorã, Flamengo de Pefine, União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), atual campeã nacional, Sporting de Bafatá e Os Balantas de Mansoa.

“Reportamos a realidade dos clubes, o fato revelado com atraso dos mesmos na preparação da presente temporada, devido à situação conjuntural. Os clubes iniciaram suas atividades de pré-época tardiamente tendo em conta as ameaças de nova vaga de covid-19. Além do mais, muitos campos não estão em condições de realizar jogos nesta semana”, lê-se na carta dos subscritores que foi dirigida à FFGB.

Antes de o organismo divulgar o comunicado de marcação dos jogos, a Alta Comissária para a Luta contra a Covid-19, Magda Robalo, solicitou um encontro com a FFGB e o executivo para debater sobre as “medidas específicas” que devem ser adotadas para o arranque do Campeonato Nacional de Futebol, época 2020-2021.

Segundo o comunicado divulgado pela FFGB os jogos previstos para primeira jornada são:

  • Sport Bissau e Benfica e Flamengo de Pefine
  • Sporting da Guiné-Bissau e Os Balantas de Mansoa
  • Atlético de Bissorã e Canchungo FC
  • Gabú, e União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB)
  • Pelundo e Sporting de Bafatá
  • FC Cuntum e Portos de Bissau

A primeira liga de futebol do país conta com 14 clubes e a segunda divisão conta com 24 clubes, cuja prova se inicia no próximo mês.

Após um interregno do campeonato em março do ano passado que levou à anulação da prova devido ao novo coronavírus, a bola vai voltar a rolar de forma oficial na Guiné-Bissau, no próximo dia 30.

Por: Alison Cabral

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário