quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Alfândegas/DG confirma contratação de técnicos senegaleses para “reforço das operações” nas linhas fronteiriças

 

Bissau,28 Jan 21(ANG) – O Diretor-geral das Alfândegas confirmou esta quinta-feira a  contratação e nomeação de dois assistentes técnicos senegaleses para trabalharem nos postos aduaneiros de São Domingos, norte do país e em Gabu no leste .

Doménico Oliveira Sanca sustenta a decisão com a necessidade de  controlar os fluxos de importação de mercadorias provenientes do Senegal e Gâmbia.

Em conferencia de imprensa  informou que os dois técnicos pertencem aos quadros da administração aduaneira do Senegal e foram contratados para prestarem serviços no país no quadro de protocolo de acordo assinado entre a Guiné-Bissau e o Senegal em  2016.

“A antiga Direcção Geral das Alfândegas assinou um protocolo de acordo e de cooperação com a República vizinha do Senegal onde consta vários pontos dentre os quais, a capacitação dos funcionários aduaneiros, trocas de informações, inclusive envio de trabalhadores doentes para o tratamento em Dakar”, explicou.

Doménico Sanca disse que, quando assumiu as funções do director-geral das Alfândegas entendeu que deve reativar essa cooperação não só com o Senegal como também com outros países.

A título de exemplo, Sanca referiu que recentemente foram para a Gâmbia de onde trouxeram para o país o maior responsável pela arrecadação das receitas e ainda  rubricaram com as autoridades gambianas um protocolo de acordo para trocas de informações no domínio de importações de mercadorias via terrestre entre os dois países.

“Não é segredo para ninguém de que realmente temos fragilidades em termos de fiscalização de mercadorias via terrestre. Portanto, penso que é normal que cada dia a nossa administração aduaneira melhore o seu nível
de informação”, explicou o Director-geral das Alfândegas.

Aquele responsável sublinhou que em nenhum momento estão interessados em nomear cidadãos estrangeiros para a função pública da Guiné-Bissau, tal como as pessoas estão a propalar nas redes sociais.

“Se as pessoas pensam que não seremos capazes de controlar o fluxo de transações comerciais entre a Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia, estão enganados. Trabalhamos para  aumentar a percentagem de importação terrestre de mercadorias de 12  para, no mínimo, 20 por cento, com a ajuda técnica do Senegal”, disse Doménico Sanca.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário