sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

GUINÉ-BISSAU VAI ABRIR CONSULADO-GERAL NO SUL DE ESPANHA

 

A Guiné-Bissau vai abrir um consulado-geral em Almeria, no sul de Espanha, para melhor servir a comunidade guineense que aí vive, revelou esta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, em Madrid, a ministra dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa.

Depois de uma reunião que teve com a sua homóloga espanhola, Suzi Barbosa explicou que a embaixada de Madrid já tem funções de consulado-geral de apoio à comunidade guineense e que a prioridade agora é Almeria, onde também vivem muitos cidadãos do país.

As chefes da diplomacia dos dois países passaram em revista a relação entre os dois Estados depois de muitos anos em que o diálogo entre as duas partes foi quase inexistente.

“É um prazer para a Guiné-Bissau poder retomar o relacionamento com Espanha”, disse Suzi Barbosa no encontro que as duas responsáveis tiveram com a imprensa.

A ministra guineense reconheceu que representa um “Estado de pequena dimensão”, mas que pode ser “útil” para o relacionamento entre a África e a Europa.

Barbosa sublinhou que no setor das pescas “o principal parceiro é a União Europeia”, mas que com Espanha a Guiné-Bissau pode ter relações particulares de cooperação, visto ser a principal potência dos 27 neste setor.

“Queremos também ser um mercado para os investidores espanhóis”, que na Guiné-Bissau podem beneficiar de se falar português, um idioma próximo do espanhol, disse a responsável governamental.

A “diplomacia feminista” foi outro tema abordado, nomeadamente para promover a cooperação que ajude as mulheres a participar no desenvolvimento do país.

A responsável pela diplomacia espanhola, Arancha González Laya, explicou que o continente africano “é uma prioridade” para Madrid não só em termos económicos, mas também culturais, estando prevista a abertura em Dakar, no Senegal (que faz fronteira com o norte da Guiné-Bissau), de uma escola do Instituto Cervantes (correspondente ao Instituto Camões português).

In lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário