sábado, 29 de fevereiro de 2020

Raspadinha do yanick de frepasna



Por: mago yanick aerton

Na guine Bissau, o nosso pais, e muitas vezes proibido pôr o dedo na ferida, ou seja dizer a verdade
Nua e crua, sobre práticas que não contribuem senão para perpetuar o estado da miséria em que o povo foi colocado ao longo de todas as governações que não passavam de oportunidades dadas a certos indivíduos para se servirem dos cargos que exerciam para se enriquecerem ilicitamente, na absoluta impunidade.
Já foi nomeado um Primeiro-ministro, nas condições em que foi nomeado, mas foi nomeado por um decreto presidencial. Esse Primeiro-ministro nunca exerceu cargos ministeriais podendo ser considerado um Primeiro-ministro com as mãos limpas.
Em relação aos membros do governo a nomear, sem pretender ser o porta-voz dos demais Guineenses, tanto os que votaram no General El Mokhtar como os quem não votaram nele, aconselha-se o Presidente da República, a nomear quadros com a “ficha limpa”, porque de predadores e abutres o povo já está farto. Aliás, deverá ser confiscado tudo quanto roubaram durante a sua passagem pelos departamentos ministeriais, como está a acontecer em Angola.
Que o Presidente da República não venha a aceitar como membros de governo indivíduos com comportamentos lesivos aos interesses do povo, nos cargos por que passaram.
Aqueles que hoje ostentam riquezas sem que as tenham herdado de lado nenhum, tenham ganho euro-milhões ou tenham assinado contratados profissionais milionários com o Barcelona, Man United, Juventus, Paris Saint Germain ou Dínamo de Moscovo, não são bem-vindos.
Por amor de Deus, pela confiança que o povo depositou na pessoa do General umaro sissoco embalo, por mais que tenha sido o engajamento da pessoa na campanha eleitoral, não aceite nomear um quadro que tem como objectivo único ir roubar, como tem sido hábito da Guiné-Bissau. Se o fizer, não estará a dignificar aqueles valorosos combatentes, como o herói vivo, Comandante Manuel Saturnino Costa, e outros camaradas, que fizeram com que fosse hoje eleito hoje Presidente da Republica.
Camarada, camarada, negócios do Estado a parte.
Que aqueles eternos ministros que participaram no passado na governação “di mangason” compreendam que o que se pretende hoje em dia, nesta era da mudança, é GOVERNAR DIFERENTE, para que no fim do mandato o povo veja o seu sonho, adiado durante 47 anos, plenamente realizado.
Não vamos ficar calados, e se acontecer algo diferente daquilo com que o povo está a sonhar, estaremos na linha da frente para denunciar, porque não vamos tolerar mais larápios como membros de governo ou de dirigentes nas empresas públicas ou participadas.
Não se vai substituir o PAIGC na governação para se vir fazer pior, porque no Governo de Aristides Gomes, existem excelentes quados, sobretudo mulheres cujo desempenho deve merecer o reconhecimento de todos.
Cite-se o exemplo da filha do malogrado Dr. Nicando Berreto, a Dra. Nelvina Barreto, jurista de formação e Magda Nely robalo, Suzi Carla barbosa, são Cardoso, Anita jalo sani, que pode contribuir
 , Para o desenvolvimento sustentável.
O mesmo se pode dizer da Ministra da Saúde, Dra. Magda Robalo, quadro dirigente da OMS que, se fosse noutro país que não seja a Guiné-Bissau, ela teria ostentaria o nº.10 e figuraria como titular nos 11 iniciais (linguagem futebolística), devido não só a sua competência, mas também pelas vantagens que pode trazer ao pais, devido a sua passagem pelo sistema das nações unidas e a credibilidade que ali conquistou.
Que não nos tragam ministros que vão roubar arroz doado ao povo e outros materiais agrícolas, ou aqueles que fazem desaparecer oxigénio no hospital ou só nomeiam como colaboradores indivíduos com o mesmo apelido (Os Brs).
O povo reclama uma equipa que vá servir, e não de arrogantes que, uma vez no exercício do cargo se julgam superiores aos demais, uns até dizerem que não são colegas de secretários de estado só porque, por oportunismo e tanto bajular, são nomeados ministros de estado, como se tivessem acedido a esse posto através de concurso público
Exige-se dos futuros membros do governo a humildade e disponibilidade, a semelhança do Presidente da República e o Primeiro-ministro, porque não vão escapar a avaliação contínua do povo.
Pa ka serpente nguli dinheiro más!
Pa ka admiti mas casas cumpudu suma kil di nhu manga fulano cu passam ba no ARN, sin mancara ca quebra!
Pa ka INPS contínua sedu cau mi mama tako ou di alimenta campanha política!

Sem comentários:

Enviar um comentário