quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Matchu acorda!


Por: mago yanick aerton

Por mais fortes que somos, as vezes não podemos resistir as pressões, sobretudo quando elas vêm
De familiares ou de quem sobre nós tenha algum poder, por nos ter apoiado no passado para encontrar a via que nos levou a atingir um certo patamar.
É exactamente o que se está a passar com o nosso bem querido irmão Domingos Simões Pereira, um jovem de tabanca como eu, que com gigantescos esforços pessoais (pega tesu) e apoio de familiares, amigos e conhecidos, chegou onde está hoje.
É contudo revoltante ver certas pessoas a tentarem colocar obstáculos na trajectória politica que este jovem e carismático líder quer empreender, tentando influenciá-lo pela negativa.
Deixem o rapaz pensar com a sua própria cabeça e andar com os seus pés. Sinto muita pena de o Domingos Simões Pereira estar rodeado de “arrivistas” que ontem pouco ligavam ao PAIGC e que passavam todo o tempo a insultar os dirigentes desse partido, fazerem-se de conselheiros, quando o Domingos Simões Pereira, para triunfar, precisa mais dos conselhos de dirigentes de referência como o histórico Carlos Correia e colegas.
Se um soi-disant dirigente, actualmente membro do CC do PAIGC e a fazer uma governação desastrosa em relação a qual irá responder quando apanhar um pontapé na kil kau, que não conseguiu dirigir o partido que fundou após a sua dissidência do PAIGC, que viu desaparecer no seu governo centenas de kilos de droga, como é que este cara pode ser útil ao Domingos Simões Pereira?
Como esta nulidade de PM, estão tantos por aí na entourage do cara, que até faz nojo chamar os seus nomes,
Contrariamente aquilo que muitos falam dele, e se calhar por não o conhecerem de perto, o Domingos Simões Pereira não é arrogante, eis uma das razões por que o apoiei no Congresso de Cacheu, porque descobri nele, na altura, aquelas qualidades que respeito numa pessoa que quer estar a frente de homens e mulheres. É um jovem líder simpático, humilde, respeitador, competente, simples de mais para o gosto de muitos, disciplinado e humano, muito social.
Como disse atrás, sempre apoiei o Domingos Simões Pereira e vou continuar apoiá-lo em tudo menos em momentos como este, em que aqueles que o estão a instigar e que sabem muito bem que mesmo que as eleições fossem repetidas mil e uma vezes o Umaro Sissoco Embalo iria sair vencedor, querem em vão conduzi-lo ao abismo.
No cana seta, porque é o nosso campeão i antur nos di tabanca. Ba nhus di Bissau, ba nhu fica cu djongagu di ba nhu. Ba nhu discargantal Domingos Simões Pereira pabia i tene inda futuro politico na és terra e não só.
Com base na profunda análise que fez dos resultados eleitorais, em menos de 24 horas do fecho das urnas, o Domingos Simões Pereira pegou no telefone e ligou ao Umaro Sissoco Embalo, vencedor das eleições a quem felicitou e se disponibilizou a colaborar com ele em tudo quanto seja do interesse da Guiné-Bissau.
O Domingos Simões Pereira tem a plena consciência que os dados de que dispõe são os mesmos que estão na posse de todos quantos tiveram um papel activo no dia do escrutínio. E o mesmo Domingos Simões Pereira sabe que o sistema eleitoral da Guiné-Bissau está construído de tal forma que não é possível cometer fraudes, além disso o absurdo é de que quem organizou as eleições é o próprio governo do PAIGC, partido de que o Domingos Simões Pereira é líder, estando já no seu segundo mandato.
Como é que perante todas estas evidências, haja ainda pessoas mal-intencionadas a tentarem complicar a vida ao Domingos Simões Pereira, convencendo-o a recusar reconhecer a sua derrota? Com esta atitude, estão a contribuir para o isolamento político cada vez do Domingos Simões Pereira e a fazer com que seja abandonado pelos seus aliados externos, o que é muito mau para um excelente quadro dirigente Guineense que tem muito a dar ao seu país.
Nós, os verdadeiros apoiantes do Domingos Simões Pereira temos que ter a coragem de reconhecer que fomos derrotados, não porque o Umaro Sissoco Embalo ganhou, mas sim porque o povo votou na mudança e qualquer candidato que fosse escolhido para a segunda volta iria ter a mesma reacção do povo.
Além disso, o que é que fizemos para ganhar as eleições? Com todos os materiais postos a disposição! Temos que ter a coragem de admitir que muitos não estiveram no terreno para fazer uma verdadeira campanha, como aconteceu nas legislativas em que todos os militantes arregaçaram as mangas e se bateram valentemente para conseguirmos os 47 deputados que hoje constituem o grupo parlamentar do PAIGC.
O pior erro cometido pela direcção do PAIGC, foi de ter ido buscar o AG. La na si casa, no desemprego, onde passava todo o tempo a “pistar saldo de telefone na Mon di rapacinhos Fulas” na Império, para propor a sua nomeação ao cargo de Primeiro-ministro, alguin cu nin PRID ica pudi kel toki robadu nan el.
Ma djitu ka tem, iagu darma dja.

Agora, preparemo-nos para reorganizar o nosso PAIGC e prepararmo-nos para os próximos desafios.
Parabéns Presidente-eleito Umaro Sissoco Embalo!
Coragem ao candidato derrotado Domingos Simões Pereira!
Força povo da guine Bissau pá confiança cu deposita na USE!
Peace and love!


Sem comentários:

Enviar um comentário