sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Festa de Carnaval: COMISSARIADO DA POP MOBILIZA MAIS DE DOIS MIL AGENTES PARA GARANTIR A SEGURANÇA

O Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública (POP) anunciou que mobilizou dois mil e quinhentos agentes das forças de segurança, que serão colocados nas ruas da capital Bissau e nas regiões com o propósito de garantir a segurança, durante a manifestação da maior festa cultural – o carnaval – que decorre de 22 a 25 de fevereiro. A iniciativa do comissariado de colocar agentes nas ruas foi tornada pública através do seu porta-voz, subintendente Braima Seidi, num encontro com a imprensa.
Seidi informou na sua comunicação que o Ministério do Interior criou uma força conjunta constituída por agentes das diferentes corporações de segurança, designadamente: Bombeiros, Guarda Nacional, Polícia Trânsito e elementos da Força de Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB).  Referiu que os mais de dois mil agentes foram mobilizados a partir dessas forças para garantir a segurança nas principais vias da cidade de Bissau e nas regiões, bem como para as operações de patrulhamento nos bairros e nas zonas consideradas de risco.  
Braima Seidi explicou que as forças de segurança destacadas receberam orientações do Comissariado para proceder a revistas de bolsas e mochilas das pessoas durante a festa do carnaval, pelo que pede a compreensão e a colaboração dos cidadãos.  
“Qualquer pessoa com a mochila ou bolsa será revistada, de forma a garantir que ninguém porte objetos cortantes ou que possam causar ferimentos, sobretudo armas brancas perigosas durante as manifestações do carnaval. As revistas serão feitas de acordo com os procedimentos legais, sem abuso ou uso de força”, garantiu.
De acordo com o porta-voz da POP, a prioridade daquela instituição é garantir a segurança das pessoas, a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o país, sem constrangimentos, e assegurou que as forças de segurança estarão firmes para erradicar as zonas consideradas perigosas para proporcionar aos cidadãos um ambiente de segurança durante a festa do carnaval.  
Exortou os órgãos da comunicação social a portarem os seus cartões legais de livre trânsito e que estejam bem credenciados para evitar eventuais transtornos com as forças de segurança. Informou que durante os quatros dias do carnaval a circulação de carros nas principais vias da capital será interditada a partir das 15 horas e 30 minutos e retomada às 20:30.   

Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário