sábado, 22 de fevereiro de 2020

«SELÉ-DAN!» PRS QUER RECONHECIMENTO DE KUMBA YALÁ NAS PÁGINAS HISTÓRICAS DO PAÍS

Partido da Renovação Social (PRS) convida o governo da Guiné-Bissau a assumir dentro da página da história do país a atribuição do mérito ao falecido Presidente da República, Kumba Yala, na rua da cidade de Loulé, em Portugal.

Convite foi lançado, esta sexta-feira (21), pelo Secretário nacional da juventude dos renovadores, Fernando Dias, durante a conferência de imprensa sobre a inauguração de uma rua da cidade de Loulé, Portugal, baptizado com o nome de Kumba Yalá na semana passada.

Queremos que os guineenses se partilhem este grande reconhecimento, por isso convidamos o governo que assuma dentro da página da história da Guiné-Bissau de que alguma vez um cidadão guineense do nome Kumba Yalá foi atribuído o mérito pelo povo português, concretamente na localidade de Loulé, região de Algarve”, disse.

Na mesma ocasião, o secretário nacional da juventude dos renovadores revelou que o PRS deve criar uma nova agenda politica revolucionaria espirada no pensamento de Kumba Yalá.

“Chegamos a esta conclusão porque queremos que esta agenda baseia no princípio da defesa da classe mais desfavorecida da nossa sociedade, que baseia na luta pela promoção da unidade nacional, de igualdade, de cultura de tolerância na convivência entre nós em quanto cidadão guineense”, sustenta.

Entretanto, a viúva do falecido presidente e líder carismático dos renovadores, Elisabete Yala, agradeceu a iniciativa do habitante Louletano, em atribuir o nome do seu falecido marido numa rua desta cidade.

“Apelo os seus seguidores que continuem em linhagem do pensamento do Kumba Yalá”, enfatiza.

Para Mário Pires, um dos fundadores do PRS, juntamente com Kumba Yalá, e que exerceu as funções de primeiro-ministro no mandato presidencial de Kumba, disse que a memória do falecido presidente deve ficar nas páginas da história guineense.

“Kumba combateu a luta da classe na Guiné-Bissau ainda até hoje se vê, mas já em pouca escala, pessoas que podem ser Presidente [da República] são só os da praça, mas com Kumba conseguimos eleger um presidente que veio do campo pela primeira vez. É um partido que foi criado mas voltado para milho e arroz no campo” 

A memória do antigo Presidente da República, Kumba Yalá, ficará perpetuada numa rua da cidade de Loulé, em Portugal, uma iniciativa que pretende homenagear uma das figuras emblemáticas da Guiné-Bissau.

A proposta para atribuição do nome de Kumba Yalá foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Loulé em 2014. No entanto, a falta de novas ruas levou que só agora fosse possível integrar este nome.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto 

Sem comentários:

Enviar um comentário