quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CAMÕES LANÇA EM BISSAU PROGRAMA “DIVERSIDADE”


O camões, Instituto da Cooperação e da Linga, lança, esta terça-feira (18), em Bissau, o programa “Diversidade”, um instrumento de subvenções para a diversidade cultural, cidadania e identidade através da cultura nos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.

“Diversidade” é um instrumento de subvenções para apoio a pequenos projectos ou acções que possam contribuir para a criação de emprego adicional nos sectores culturais e, simultaneamente, para a diversidade cultural e para a cidadania através da cultura como valores sociais.

A cerimónia do lançamento foi presidida pela Directora-Geral da Cultura, Minhone Seide. Segundo ela, o lançamento desta actividade constitui uma importante etapa para estimular o desenvolvimento deste sector e proporcionar o aperfeiçoamento do fazer cultural, contribuir para melhorar as oportunidades afectas a distribuição dos bens e serviços culturais.

“Ao lançar uma linha de subvenção para financiar as acções culturais damos passo importante para transformação social, mas para isso é preciso criar sinergias multilaterais para o real fortalecimento cultural e para o desenvolvimento do país, algo que exige maior coordenação de esforço face a actuação colaborativa e cooperativa”, sustenta. 

António Nunes, Director-geral do centro cultural português, disse que pretendem que este programa tenha um impato “muito grande” na cultura guineense, sobretudo ao nível de tornar sustentável a atividade dos agentes culturais na Guiné.

“É um programa muito alargado que abrange muitas entidades públicas, privadas, singulares e pensamos que vai marcar decisivamente a passagem cultural da Guiné-Bissau nos próximos anos”, explica. 

“Diversidade” é subvencionada no âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL- promoção do emprego nas actividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP e Timor Leste, que tem como objetivo favorecer a contemporaneidade e a inovação nos setores da música e das artes cénicas, através do acesso à educação nas áreas de referência e a mobilidade internacional de criadores e operadores dos PALOP e de Timor-Leste.

PROCULTURA, é uma Ação da União Europeia e do Programa Indicativo Multianual PALOP - Timor-Leste, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Instituto Camões, IP. e também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na área da economia cultural e criativa, nos PALOP e em Timor-Leste (com um orçamento de 19 milhões de euros).

De acordo com o regulamento, são elegíveis para este programa pessoas singulares que tenham residência fixa e permanente num país do grupo PALOP/ Timor-Leste há pelo menos dois anos, à data de candidatura, pessoas colectivas de direito público de um dos países do grupo PALOP/ Timor-Leste, designadamente entidades públicas estatais e outros organismos da administração pública regional, municipal ou local.

O período de candidaturas decorre de 01 de Fevereiro de 2020 até 30 de Setembro de 2022.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário