quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SECRETÁRIO DE ESTADO QUER POLÍTICA LONGE DO DESPORTO

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto defendeu esta quarta-feira (19/2) o distanciamento da política no desporto como forma de desenvolver o sector.

Dionísio Pereira fez a declaração durante o seminário de apresentação e divulgação de pacotes legislativos ou seja, lei base do desporto e o regime jurídico das federações desportivas sob lema “ para um desporto organizado e sustentável”.

No entendimento de Pereira a interferência política tem vindo a minar o desenvolvimento do desporto na Guiné-Bissau.

“Se querermos que o nosso desporto andar, a classe politica tem que recuar e deixar o instituto vocacionado para gerir o sistema, assim nós (governo) ficaremos com a nossa competência que é de criar e gerir políticas pública, o que significa que não é salutar que um membro do governo esteja a fiscalizar o trabalho da Federação, não é o nosso papel”, alertou o Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Desde 2008-2009 que o governo tem vindo a desenvolver a Lei bases do Sistema Desportivo para atrair mais investimento para o desporto.

A este propósito o Secretário de Estado do Desporto diz que não se pode pensar no desenvolvimento do desporto sem investimento do governo.

“Não podemos pensar que o desporto possa andar sem investimento do governo, se não, vejamos, nos últimos dez anos o governo investiu mais em apoiar as selecções nas competições internacionais, isso não pode desenvolver o desporto, daí que pensamos que, a visão para desenvolver ou seja, levantar o nosso desporto onde se encontra para andar com os seus próprios pés, entendemos que o governo tem de ser capaz de construir as redes de Infra-estruturas. Outro eixo trata de formação e capacitação e ainda o governo tem que ser capaz no início de cada época desportiva, estabelecer um contrato e programas com deferentes federações e clubes para que o nosso desporto possa marchar para frente”, realçou Dionísio Pereira.

Perante a crise política que o país tem vindo a enfrentar, Dionísio Pereira, considerou que o sector desportivo é um dos mais afectados com o impasse político que segundo este governante não é nada abonatório para o país.

“Um dos sectores mais afectados com recorrente crises políticas que o país tem enfrentado nos últimos anos, é sector de desporto por isso, não há condição de continuar a perder tempo no debate que mina o desporto”, sublinhou Secretário de estado da juventude e Desporto Dionísio Pereira.

A lei base do desporto visa estabelecer as bases gerais do sistema desportivo nacional, promover e orientar a organização da actividade desportiva na perspectiva da sua democratização e generalização como factor indispensável na formação da pessoa humana.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário