domingo, 23 de fevereiro de 2020

MATCHU CONTRA MATCHON

Por: mago yanick aerton
A Guiné-Bissau está a passar por um período muito complicado, pois, nas vésperas do empossamento do presidente eleito, General Umaro Sissoco Embalo, o nervosismo está a aumentar de forma medonha, porque a instituição com a responsabilidade de organizar a posse (ANP) já fez saber que a realização da posse depende da decisão final do Supremo Tribunal de Justiça.
E sabido que essa Corte Suprema da Guiné-Bissau tomou três decisões sobre a mesma matéria, em violação flagrante da Constituição da Republica e demais leis que, no entendimento dos apoiantes do candidato derrotado, devem ser respeitadas.
Já se passaram mais de cinco dias desde que os resultados finais das eleições foram anunciadas pela CNE, na presença de todos os actores que monitorizam o processo, mas a data não se vislumbra nenhuma luz do fundo do túnel. Por isso e que o povo, para proteger o seu voto, expresso nas urnas da sua vontade, decidiu acompanhar as diligencias que vão culminar com a posse do candidato eleito, no dia 27 de Fevereiro corrente.
Na verdade, quem manda na Guiné-Bissau de hoje é o Todo-poderoso candidato derrotado, o Engª. Domingos Simões Pereira, por possivelmente contar com o apoio de mãos invisíveis, com a cumplicidade do ditador Alpha Conde, Presidente da Guine-Conakry, que a todo o custo, quer arrastar alguns dos seus homólogos, designadamente o presidente Alassane Damane Ouattara, Presidente da Cote d’Ivoire, nessa essa sua aventura votada ao processo, logo a partida.
Perante este cenário, pergunta-se donde vem essa força toda que o candidato derrotado está a tentar fazer crer aos Guineenses menos esclarecidos que está aso seu lado?
Será que o candidato do PAIGC é o único com legitimidade para assumir o cargo de mais alto magistrado da Nação, ainda que não tenha sido a escolha do povo, no dia 29 de Dezembro de 2019?
Será que o candidato derrotado do PAIGC não se sente envergonhado de ter congratulado o seu adversário e, passado algum tempo, contrariar-se a si mesmo, dando o dito por no dito?
Se o candidato do PAIGC é de facto aquele MATCHU que os seus acólitos endeusam, então que se prepare porque vai encontrar à sua frente um MATCHON.
Dizia o malogrado Tagme Na Waié, que nenhum daqueles que são conhecidos com o nome de “Homi”, tem quatro cucu di obo. Que a não ser por defeito, Deus a cada um só deu dus cucu di obo (desculpem a grosseirice involuntária).
Por isso, todos ao rendez-vous do empossamento do candidato vencedor das eleições presidenciais, no dia 27 de Fevereiro (quinta-feira), num local a anunciar (mesmo kina sedu bas di pó di polon, ki no símbolo)!
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Sem comentários:

Enviar um comentário