Bissau,07 Ago 23(ANG) – Cerca de 50 técnicos afetos ao Ministério de Saúde, Hospital Nacional Simão Mendes e ao Hospital Militar “Sino Guineense”, estão reunidos, a partir desta segunda-feira até terça-feira, em Bissau num Workshop visando a reorganização do sector hospitalar do país.
Ao presidir a abertura do evento, o ministro da Saúde Pública Dionísio Cumba, disse que o encontro representa o primeiro conselho hospitalar, com vista a promover mudanças no setor, como uma das urgências do país.
O governante sublinhou que a promoção de saúde para todos, tem como base, vários pressupostos tais como garantia de direito à saúde e a cobertura universal.
Cumba disse que, neste sentido, apostas importantes na melhoria do acesso e acessibilidade, na redução da lista de espera, na qualidade de serviços, tem vindo a ter efeitos de forma contínua.
“No entanto, devemos ser coerentes e aceitar que o nosso sistema de saúde pública se encontra aquém do desejável”, frisou.
Dionísio Cumba afirmou que, contudo, nos últimos anos, o Governo tem vindo a trabalhar para colmatar várias dificuldades existentes no sistema de saúde guineense.
O titular da pasta de Saúde disse que garantir a cobertura universal, pressupõe fornecer aos indivíduos, famílias e comunidades, serviços de saúde de qualidade, independentemente das suas condições socioeconômica.
Salientou que, para atingir esses objetivos, são necessária políticas adequadas, profissionais qualificados e fornecimento as populações de informações adequadas.
Por sua vez, a representante da Organização Mundial de Saúde(OMS) no país,
Chantal Canebiré destacou na ocasião que o evento será igualmente um Fórum de partilha de experiência entre os gestores hospitalares e fazedores de políticas, para uma sinergia de melhoria de padrões de qualidade de serviços à população.
A iniciativa é do Projeto Ianda Guiné Saúde, financiada pela União Europeia.
O Cônsul de Portugal na Guiné-Bissau, João Camilo Costa diz que os seus objetivos principais são o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da eficácia e da eficiência no acesso aos serviços de qualidade, e reorganização das estruturas hospitalares, ao nível nacional e regional.
Enquadra-se no firme compromisso do Programa Estratégico de Cooperação Guiné-Bissau/Portugal, assinado para o período 2021/2025 e concorre para o fortalecimento do sistema de saúde da Guiné-Bissau.
Durante os dois dias, o participantes irão abordar temas sobre resumos de acesso, referenciação e organização das unidades de saúde, modelos de referenciação hospitalar, e rede integrada de transporte de doente, entre outros.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário