quarta-feira, 9 de agosto de 2023

«República da Angola no Porto!» Numa grande tertúlia presencial e, em online: " Debateu-se bastante, este sábado, no Porto, sobre a cooperação socioeconómica entre Angola, República Democrática do Congo e a Zâmbia! Também, debateu-se profundamente sobre o estado da Literatura Angolana e a produção livreira"


Dr. Celso Sobrinho e a Alda Pedro na mesa do evento

O administrador & Editor do "Blogue Conosaba do Porto" Pate Cabral Djob, natural da Guiné-Bissau, foi convidado para testemunhar o evento.

Este sábado passado, dia 05 de agosto de 2023, pelas 16 horas 'A Porto's África - Projeto Chá Com Letras' organizou uma grande Tertúlia para analisar e discutir temas como a cooperação socioeconómica entre Angola (que fala português), República Democrática do Congo (fala francês) e a Zâmbia (com a língua inglês).

Nesta importante tertúlia protagonizado pelo Diplomata do Consulado Geral de Angola no Porto, Dr. Celso Sobrinho, radicado há muitos anos no Porto, debateu-se bastante (através de uma plataforma online entre: os que estão presentes no auditório e os ilustres personalidades em Angola, em tempo real) sobre a cooperação no domínio energético e o lançamento do corredor do Lobito (Opiniões: deve-se fazer a manutenção de caminho de ferro e estradas) para escoar os produtos para o desenvolvimento da região.

No decorrer do debate, as opiniões divergiram-se claramente, sobre as vantagens e desvantagens, as diferentes línguas, e as culturas entre: Angola, República Democrática do Congo e a Zâmbia, que eventualmente, poderá pôr em causa a essa bendita cooperação! As opiniões não foram unânimes, a quem pensou ao contrário, afirmando que, tudo é possível, as línguas e as culturas, não vão impedir em nada, foi bem pensado e será um mercado com grande potência, se a cooperar chegasse a um bom porto.

Pode-se citar: o Emil Cioran, (escritor e filósofo romeno) é "Impossível chegar à verdade através de opiniões, pois toda a opinião não passa de um ponto de vista louco, sobre a realidade."

Na tela do projetor, ouviu-se qualquer coisa como Miriam, com uma voz bem determinada e, o moderador do evento, chamou-a de imediato Dra. Miriam, sim, podes falar, não se sabe, se é bonita ou feia porque entrou na linha (online) sem mostrar a cara, como os outros intervenientes mostraram as suas caras.

Debateu-se um pouco de tudo, a Dra. Miriam questionou e sugeriu que a África deveria unir-se, cooperar-se para criar uma moeda única para acabar com a exploração, fome e a miséria de vez no continente africano! Surgiram vozes a favor e algumas contra a ideia da Dra. Miriam. "A África não se pode desenvolver sem a cooperação e a união", disse a Dra. A quem acha que, a ideia da moeda única é uma ilusão, algo irreal! Alguém perguntou, qual é o continente que tem a moeda única?

No evento, participaram várias personalidades de peso pesado angolano: Economistas, Historiadores, Antropólogos, Sociólogos, Músicos, Juristas, Investigadores, Escritores, Editores e Livreiros Angolanos.

Depois do intervalo de 10 minutos, veio uma palestra das boas, sobre "O estado da Literatura angolana e a produção livreira" em Angola com a participação de muitos editores, escritores e investigadores angolanos.
Dr. Celso Sobrinho e o escritor Dr. Fernando
https://www.youtube.com/watch?v=ZE1CVJ5kzjs
Ás 20 horas foi o momento musical com Shane Maquemba (Comes e bebes).

Tudo isso, aconteceu no Porto, num dos auditórios do Conservatório de Música do Porto, sito na Praça Pedro Nunes no Porto /Portugal.

Por. Pate Cabral Djob.



Sem comentários:

Enviar um comentário