Política/Novo Primeiro-ministro encarra evacuação da castanha de caju como desafio de emergência
Bissau, 08 Ago 23 (ANG) – O novo Primeiro-ministro define como prioridades a evacuação de castanha de caju, redução do preço dos produtos da primeira necessidade, o início, à tempo, do ano letivo , a estruturação dos postos sanitários para que possam funcionar adequadamente e o abastecimento de água potável e energia às populações .
Geraldo João Martins usava de palavra na cerimónia de sua investidura, decorrida, hoje a tarde, no Palácio da República.
Disse acreditar que, com apoio de todos é possivel ter resultados almejados para a Guiné-Bissau nos próximos tempos.
Acrescentou que aceitou este desafio e por saber que pode contar com total disponibilidade e apoio do Presidente das República e do mesmo modo que o chefe de Estado pode contar com a sua indefetível legalidade.
"É um enorme privilégio ter oportunidade de servir o meu país e devo esta oportunidade ao meu partido PAIGC e à Coligação PAI - Terra Ranka que depositaram em mim esta confiança e me escolheram no meio do tantos outros camaradas com competência, capacidade e idoneidade de exercer esta função. Mas devo também este privilégio à confiança que o Presidente da República me manifestou, de levarmos a cabo uma coabitação exemplar e um relacionamento institucional saudável”, disse Martins.
Promete formar um governo inclusivo porque, segundo diz, têm a noção da enormidade dos problemas e sabem que todos são poucos para os resolver.
Geraldo João Martins afirmou que a Guiné-Bissau é possível e que não têm que olhar para trás mas sim para frente e começar a projetar o futuro com confiança e colocar, em primeiro lugar, a guineensidade que está acima de todas e quaisquer diferenças que possam existir.
Quanto a formação do novo governo garante que, se tudo correr conforme planeado, até sábado, o novo governo será empossado.
Geraldo Martins licenciou-se primeiro em químico-física na Moldávia, depois tirou outra licenciatura em direito na Faculdade de Direito de Bissau e, mais tarde, fez ainda um mestrado em Gestão e Políticas Públicas numa universidade em Londres.
Muito recentemente lançou-se na escrita, tendo publicado já alguns livros de romance, sendo também conhecida a sua paixão pela Educação.
No passado, ocupou várias vezes o cargo de ministro da Economia e Finanças e chefiou ainda o Ministério da Educação Nacional.
Antigo quadro sénior do Banco Mundial, encarregado por coordenar o dossier de 25 países da África subsariana, Geraldo Martins vai agora liderar o Governo guineense, durante 4 anos.
Conosaba/ANG/MI//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário