Foto/arquivo
Bissau,06 Jul 23(ANG) – A 63ª Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), vai decorrer no Domingo, em Bissau com as questões ligadas a integração regional como uma das agendas mais importantes da reunião.
Na agenda das discussões desta 63ª Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), estarão ainda a realização de eleições para assinalar o fim dos poderes transitórios resultantes de golpes militares no Mali, Guiné Conacri e Burkina Faso.
Segundo a MAP(Agência de Notícias Marroquina) que cita o Presidente da Costa de Marfim, Alassane Ouatarra, deseja-se a realização de eleições dentro do prazo proposto para que estes países tenham regimes e dirigentes eleitos democraticamente.
Ouatarra terá dado essa declaração após um encontro que manteve com o Representante Especial do Secretário Geral da ONU para África Ocidental, Leonardo Santos Simão.
Para o chefe de Estado marfinense, as eleições são “um imperativo para toda a África Ocidental, em particular para a Costa de Marfim, país vizinho destas três nações, nomeadamente Mali, Burkina Faso e Guiné Conacri e que tem apoiado todos os esforços de saída da crise.
Os chefes de Estados da CEDEAO irão discutir ainda muitos pontos ligados a integração regional para torná-las mais efetiva, de forma a melhorar as condições de vida das populações na sub-região.
A luta contra o terrorismo no espaço e a eleição do novo Presidente da organização Oeste Africana serão outros assuntos a serem tratados.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário