A Alta Comissária para o combate à covid-19, Magda Robalo Silva, anunciou esta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, que as regiões de Quínara, na cidade de Buba (sul) e Gabú, cidade de Bafatá (leste) já dispõem de laboratórios equipados para a realização de testes do coronavírus. Robalo informou que as autoridades sanitárias de Quínara confirmaram o primeiro caso de infeção pela Covid-19 naquela região, no sul da Guiné-Bissau.
Explicou na sua comunicação semanal sobre a atualização epidemiológica da situação da Covid-19, que atualmente a Guiné-Bissau regista 2088 (dois mil e oitenta e oito) casos positivos acumulados, 29 óbitos, 6 pessoas mortas por outras doenças e que também estavam infetadas pela Covid-19, 1015 casos recuperados e 1038 ativos.
Sobre o primeiro caso de infeção pela Covid-19 em Buba, sabe-se junto de uma fonte do Alto Comissariado que se trata de um técnico de saúde que testou positivo, no âmbito da iniciativa de testar os profissionais do hospital com o intuito de fazer um cerco sanitário para o controle da propagação do coronavírus.
A Alta Comissária explicou que entre os dias 3 a 9 do mês em curso, foram analisadas 935 amostras, das quais, 56 testaram positivo e 642 negativas. Dos 2088 casos acumulados, 2083 são de transmissão local e 5 são casos importados. Avançou que as autoridades sanitárias estão a investigar 15 óbitos para apurar se realmente morreram vítimas da Covid-19.
A médica que dirige o Alto Comissariado defendeu a manutenção das restrições de circulação de pessoas entre regiões, porque “existe ainda a probabilidade de os viajantes serem transportadores do vírus de uma localidade para outra”. Exortou as populações para que cumpram as medidas deprevenção, sobretudo a higienização das mãos, o distanciamento físico, desinfeção dos carros e utensílios comuns e o uso correto das máscaras.
Salienta-se que das onze regiões sanitárias do país, apenas Bolama e Arquipélago dos Bijagós que não diagnosticaram ainda nenhum caso positivo da Covid-19.
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário