quarta-feira, 27 de novembro de 2019

SILVESTRE ALVES DIZ QUE RESULTADOS ANUNCIADOS DITARAM O FIM DA CARREIRA POLÍTICA DE JOSÉ MÁRIO VAZ


Bissau,27 Nov 19(ANG) – O analista político Silvestre Alves afirmou que os resultados provisórios das eleições presidenciais de 24 de Novembro anunciados hoje pela Comissão Nacional de Eleições(CNE), ditaram o fim da carreira política do ex.Presidente da República, José Mário Vaz.

De acordo com os resultados anunciados pela CNE, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), Domingos Simões Pereira, obteve um total de 222.870 votos correspondentes à 40,13 por centos, enquanto que Umaro Sissoco Embalo, apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática teve 153.530 votos o que equivale a 27,65 por cento.

Em consequência desse resultado, a CNE anuncia uma segunda volta das presidenciais, pondo frente à frente os candidato do PAIGC Domingos Simões Pereira e do Madem G15, Umaro Sissoco Embaló, para o próximo dia 29 de Dezembro.

O Presidente da República cessante José Mário Vaz ficou em quarto lugar com 68.933 votos, que correspondem a 12,41 por cento de votos.

Para o analista político Silvestre Alves, em declarações à Rádio Difusão Nacional, o Presidente cessante não foi feliz no seu consulado de cinco anos, porque “deixou uma imagem horrível aos guineenses”.

“Ele complicou as contas a partir da nomeação do Governo de Faustino Imbali”, considerou.

Silvestre Alves sublinhou que até aqui, admitia hipóteses de José Mário Vaz ficar em segundo lugar nas eleições do passado dia 24 de Novembro, mas com a sua decisão política de confrontar-se com o Governo legitimo saído das últimas legislativas de Março, acabou por hipotecar completamente o seu protagonismo político.

“Foi um consulado que podia ter dado melhor resultado, mas que infelizmente as soluções que encontrou para protagonizar o poder, as companhias de que se rodeou, foram saindo por baixo e ele ficou descalço até à última, e, portanto, não se vê as figuras que o rodearam nos primeiros momentos”, salientou.

Silvestre Alves declarou que resta ao Presidente da República cessante apenas a oportunidade de saber dar a volta por cima para não trair as grandes esperanças do Povo.
O analista político disse que José Mário Vaz foi desautorizado nas eleições legislativas de Março passado e ele não compreendeu que efectivamente não podia descartar o candidato indigitado pelo partido vencedor neste caso Domingos Simões Pereira para o cargo do primeiro-ministro.

“Começa ai o seu grande pecado nestes últimos tempos da democracia guineense. A partir dos resultados das legislativas de Março, ele falhou e depois tenta fazer a fuga em frente com a nomeação do Governo Fustino Fudut Imbali e o resultado estatelou-se completamente”, disse Silvestre Alves. 

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário