quinta-feira, 21 de novembro de 2019

P5 CONVIDA ACTORES POLÍTICOS A MANTER CLIMA PACÍFICO ATÉ AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O conselheiro político e diplomático da missão de CEDEAO no país convidou esta quarta-feira a todos os actores políticos a continuar a manter o clima pacífico a pouco dias da realização das eleições presidenciais.

Emmanuel Ohin que falava em nome do grupo P5 (da comunidade internacional) após encontro com Cipriano Cassama diz ainda que a organização que representa constatou com satisfação que a campanha e processo eleitoral decorrem num clima normal.

“ Nós fizemos em conjunto o ponto de situação dos preparativos para as eleições a poucos dias da realização das presidenciais. Quando digo nós, estou a referir ao grupo P5 representados pelas Nações Unidas, União Europeia, CEDEAO, CPLP e a União Africana. Estamos aqui para fazer o ponto de situação e constatamos com satisfação que a campanha eleitoral decorre muito bem e o processo eleitoral avança muito bem e recebemos a garantia que as eleições terão lugar no dia 24 de Novembro como previsto”, diz para depois realçar que “ o presidente de assembleia partilhou connosco alguma preocupação e estamos aqui para convidar todos os actores políticos a continuar a manter o clima pacífico como se faz habitualmente aqui na Guiné-Bissau”.

De igual modo, o presidente de Assembleia Nacional Popular recebeu a comunidade religiosa que a saída, o porta-voz padre Keilandio Djaquité sublinhou que o encontro teve a ver com vários aspectos do país sem mencionar quais aspectos.
“ Acabamos agora uma reunião com o presidente do parlamento. Vamos concertar para depois emitir um comunicado sobre esse encontro. Debruçamos sobre vários aspectos do país, mas não posso mencioná-los aqui e agora”, referiu.

Esses encontros decorreram há três dias para ida as urnas para a escolha de um novo presidente da República.

Ainda, para o escrutínio, a CPLP já enviou para o país a sua equipa de observadores eleitorais.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário