quarta-feira, 20 de novembro de 2019

COMISSÃO DE RECONCILIAÇÃO NACIONAL QUER ELEIÇÃO LIVRE E TRANSPARENTE DENTRO DO QUADRO DEMOCRÁTICO


A comissão organizadora da conferência nacional para a reconciliação apela a realização das eleições livres justas e transparentes no país dentro do quadro democrático pautando pelo respeito pelos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos nacionais.

O apelo foi lançado hoje (19/11) pelo padre Domingos da Fonseca presidente da comissão na sequência do último retiro da comissão em Bula no passado dia 15 do corrente mês.

De acordo com o presidente, as próximas eleições de 24 de Novembro “é determinante para a estabilidade politica, governativa e institucional do país”, por isso a comissão apela aos actores políticos sobretudo os candidatos, a assumirem uma postura íntegra, de respeito ao compromisso assumido no código de conduta e ética eleitoral.

“A comissão organizadora da conferência nacional considera premissas fundamentais, a estabilidade e paz social, em nome da paz, a comissão dirige ao povo guineense os seguintes apelos: aos actores políticos, sobretudo os candidatos as eleições presidências, marcadas para o próximo dia 24 de Novembro de 2019, a assumirem uma postura integral do respeito ao compromisso assumido conforme previsto no código de conduta e ética eleitoral” apelou.

O apelo foi extensivo também aos cidadãos nacionais e os apoiantes de deferentes candidatos, partidos políticos e forças vivas da nação no sentido de assumirem a conduta de tolerância e não incitamento ao ódio e violência individual e colectiva, tanto antes, como depois do processo de publicação dos resultados eleitorais.

A comissão lançou o pedido numa altura em que faltam apenas 4 dias para o processo de votação, que acontece no dia domingo onde são chamados todos os cidadãos a exercerem o seu direito cívico democrático, um processo considerado fundamental para estabilização do país após vários anos de instabilidades política e governativa.

Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário