quinta-feira, 28 de novembro de 2019

«ARTIGO Nº 25-2019» "AS ELEIÇÕES NÃO NOS RESOLVEM OS PROBLEMAS, TEMOS ESSES CINCO (5) CASOS PARA COMBATER E MUDAR DOS NOSSOS COMPORTAMENTOS, ATITUDES, E AS FORMAS DE REAGIR – REAGIMOS SEMPRE EM QUENTE" - MALAM GOMES


1)      – ELEIÇÕES NUNCA SÃO PROBLEMAS ENTRE NÓS GUINEENSES DENTRO E FORA DO PAÍS OS NOSSOS ANTEPASSADOS, OS NOSSOS AVÔS, VISSAVÔS, NO NOSSOS PAÍS E NÓS MESMO NÃO SOMOS VIOLENTOS, OS NOSSOS POLÍTICOS QUEREM EMPURRAR-NOS PARA ESSES CAMINHOS, NÃO ACEITAREMOS – TODAS AS ELEIÇOES FORAM PACÍFICOS.

2)      – IMPUNIDADE E IRRESPONSABILIDADE MINAM A SOCIEDADE E O PAÍS.

3)      - OS PROBLEMAS ENTRE NÓS GUINEENSES EM PARTICULAR OS NOSSOS POLÍTICOS, MUITAS VEZES SÃO AS INVEJAS.

4)      - ALGUMAS PESSOAS EM PARTICULAR, ALGUNS POLÍTICOS QUEREM ENRIQUECER NA POLÍTICA EM MUITO POUCO TEMPO

5)      - LUTA PELO PODER DE ALGUNS POLÍTICA QUEREM CAPTAR, TUDO QUE É NOSSO PARA PROVEITOS PESSOAL – IMPOSTOS, RECEITAS E OS NOSSOS RECURSOS NA TERRA, NO MAR E NO CÉU – COM OS SEUS.

As explicações das invejas ficam para fim do (Artigo Nº 25-2019) - Porque vai ser mais detalhadas, muitas vezes os nossos problemas guineenses são concentras aqui, somos invejosos uns aos outros – alguns guineenses não querem ver filho da terra ganhar, nada ser promovidos, projectados mesmo pessoais com credibilidade e provas dadas.

Sociedade (Pessoas) com esses comportamentos e atitudes, dificilmente vão para frente.

Todas as eleições no nosso país RGB, nunca - ouve os problemas entre nós guineenses, nas campanhas cruzámos, falamos, brincamos e cada um puxa as braças as suas sardinhas, todos as eleições as participações nas campanhas no nosso país - tudo são as festas ou pacíficas, os nossos problemas está na nossa classe política, porque muitos políticos não estão preparados para política e estão lá agarrados os outros entraram lá é porque não têm as alternativas – Bons políticos que cuidem com esses malandros.

 Irresponsabilidade – Esse em que ser combatidas com todas as armas, todos os meios que o estados de direito dispõem, no nosso país RGB, se não combatermos a impunidade e irresponsabilidade, o país não vai dar nem um passo – pessoas quando cometem o ato incorrecto e merecem um castigo têm que ser castigados – irresponsabilidade, as pessoas têm que ser responsabilizados de todos os seus atos, tudo o que fazemos, tudo o que se escreve, o que sai na nossa boca, o que fazemos para sociedade, para o nosso país e para o mundo – tudo o que fizemos, temos que que assumir as nossas responsabilidade e muitos guineenses não assumem as suas responsabilidade, escrevem o que quer, tira o que entender na sua boca, fala mal de qualquer pessoas, fazem acusações graves chamam nomes de pessoas sem provas – muitas vezes alguns que ocupam lugares de destaque na sociedade e no país é grave e muito grave – todos nós sabemos os políticos não dizem a verdade, não só no nosso país RGB, mas em todo mundo é política é assim em todo mundo – Maior problemas dos nossos problemas, Eles não respeitam , não ajudam uns aos outros é só (Mata, mata, mata e mata mais nada).
Problemas que está no nosso país as instituições não funcionam, não são respeitadas, e nem as pessoas que elegemos e nomeados não são respeitados, pior de tudo própria constituição, as leis, e estatutos das formações políticos e da sociedade civil não são cumpridas, - como é que queremos a sociedade e o país andar para frente?

Só é possível desenvolvimento da sociedade e do nosso país RGB, com entendimentos dos nossos políticos, sem entendimentos é impossível fazer política sólida e boa governação, atrair investimentos estrangeiros, criar postos de trabalho, que significa criar a riqueza nas pessoas e no país

Vejam o que é que os nossos políticos permitem nas campanhas eleitorais e em todo mundo democrático? Muitas vezes não cumprem nem metade do que permitiram.

Para combater todos os males no nosso país RGB – os nossos políticos têm que falar numa só voz, têm que entender, têm que criar clima de confiança, têm que dialogar e têm que trabalhar com seriedade e responsabilidade - Só assim é que podem pôr todas as instituições a funcionar, principalmente a justiça.

Luta pelo poder – O poder é um valor incalculado, não é absoluto, devem ser partilhadas e atenção nem é interno.

Poder um político partidária – Não só captar os recursos do país no – mar, terra e céu, as receitas e os impostos do país ou do estado, é assim - para gerir esses bens para desenvolvimento da sociedade e do país no nosso país RGB, alguns políticos fazem ao contrário – Era bom mudarem desses atitudes e comportamentos.

Invejas as receitas para as entradas – vejam ou lêem esses três (3) frases:

 Orgulhosos só recebem as punições pelos seus orgulhos, quando, por conta das suas altivezes e as arrogâncias, todas as pessoas afastam-se Deles, podem se passar muitos anos até que isso aconteça.
Já o preguiçoso talvez só receba a sua punição – ou perceba essa punição, quando se der conta de que o tempo que desperdiçou lhe impedirá de alcançar um objetivo importante da sua vida e da sua família.
Mas não é assim com a inveja, cuja punição é sentida imediatamente – e de forma justa  – através do abalo da estabilidade psicológica e emocional do invejoso, daí a inveja ter sido chamada de “vício justo”.
Breve distinção entre a inveja e o ciúme - Convém fazer aqui, antes, uma rápida distinção entre a inveja e o ciúme, que são frequentemente confundidos:
  • A inveja diz respeito à tristeza sentida pelo bem de outra pessoa;
  • O ciúme diz respeito à tristeza sentida pela possibilidade de perdermos um bem que é nosso.
Assim, um cônjuge ciumento teme que seu parceiro faça novas amizades porque vê nisso a possibilidade de ser abandonado - O ciúme é possessivo e desconfiado, já a inveja é fofoqueira e maledicente.
A Dor da Inveja - Como, porém, o invejoso não acredita ser merecedor de certos bens, cai na tristeza da inveja.
Deste ponto em diante, se não inicia uma luta interior, a desordem dos afetos pode levá-lo a praticar uma série de atentados contra o objeto da sua inveja - Em geral, estes atentados podem ser dirigidos a dois objetos:
  • Contra a reputação daquele a quem inveja;
  • Contra os bens invejados, ao tentar destruí-los ou rebaixá-los.
A inveja é considerada numa linguagem moderna, “uma bola de neve”. Os vícios que decorrem dela - Tudo começam com a tentativa de diminuir os méritos do invejado depreciando a pessoa ou suas conquistas. Essa depreciação pode acontecer de duas formas:
  1. Disfarçadamente, pela murmuração, que é a primeira filha da inveja, popularmente chamada “fofoca”;
  2. Abertamente, pela detração, que é a segunda filha.
Depois das etapas acima, as coisas ficam piores: o invejoso ultrapassa os limites do falatório e começa a desejar o mal do invejado, o que o leva ao ódio, que é a terceira filha da inveja - Quando, em algum momento, o invejado sofre alguma perda ou passa por alguma dificuldade, acontece então algo horrível: o invejoso se alegra com a queda do invejado e seu infortúnio. É a exultação pela adversidade, a quarta filha, popularmente conhecida como “rir da desgraça alheia”.
Mas quando essa queda não acontece, há então a aflição pela prosperidade, a quinta filha, e o invejoso então mergulha numa tristeza profunda.
aflição pela prosperidade do outro seria, então, o último grau da inveja e o ponto culminante da tristeza do invejoso - O entendimento destes graus de manifestação da inveja nos fornece todo o conhecimento que precisamos para reconhecê-la e evitá-la. Vejamos como fazer isso.
Como Identificar a Inveja no nosso Dia-a-Dia - Agora que conhecemos bem “as cinco filhas”, estamos aptos a identificar a presença da inveja em nossa própria vida. Essa presença pode dar-se de duas formas:
  • Podemos ser vítimas da inveja de outrem contra nós;
  • Podemos ser nós mesmos os invejosos.
Em ambos os casos o procedimento de identificação permanece o mesmo: o exame de consciência - É importante conhecer a natureza dos vícios, para se afastar deles, e realizar ações que lhes são opostas; e com isso adquirir as virtudes.
O primeiro passo, portanto, é memorizar as cinco filhas da inveja e a hierarquia entre elas. Depois devemos nos recolher e iniciar um cuidadoso exame de consciência a fim de reconhecê-las em nós.
  • Compreendo agora que, com ou sem sucesso, estes pensamentos alimentam o  ódio contra aqueles que invejo?
Realize este exame com coragem e recolhimento. Não o faça de qualquer modo nem levianamente.
Todos nós já fizemos alguma “fofoca” ou falamos mal de alguém para outras pessoas. Muitos de nós já praticaram o “rir da desgraça alheia” ou se entristeceram com o sucesso de alguém. - Olhe para estas faltas diretamente, sem procurar desculpas e sem atenuá-las, e envergonhe-se delas – como são feias! – com serenidade.
O ato mesmo de confessarmos a nossa inveja já é o início do nosso processo de cura e superação. Seja criterioso e implacável
A Inutilidade e Vergonha da Inveja  - Nela não há benefício nem prazer, apenas dor e vergonha - Alguém pode dizer que gosta de comer muito (gula), de fazer muito sexo (luxúria), de não fazer nada (preguiça); que é “mão de vaca” (avareza), que tem muito “amor-próprio” (orgulho) e que é agressivo e violento em certas situações (ira).
Tudo isso fala-se abertamente, sem vergonha nem medo, mas jamais alguém dirá publicamente “eu sou invejoso, falar de mal dele ou autocriticar-se”. Na verdade, fazemos de tudo para manter nossa inveja oculta, pois a descoberta dela nos deixaria profundamente envergonhados.
A inveja, além de um “vício justo”, é também inútil e vergonhosa. Temos, portanto, mais uma razão para combatê-la. Vejamos como fazer isso.
Se queremos vencer a inveja, precisamos aprender a reconhecer seu movimento inicial. O psicólogo americano (Kevin Vost,) chama este “movimento inicial” de protopaixão.4
Trata-se do primeiro abalo interior – aquela “pontada de tristeza” – que sentimos ao receber notícia do sucesso de alguém. Este é o gatilho que deve disparar em nós a preparação para o combate.
A partir deste ponto, inicia-se em nosso interior a consideração racional desta proto paixão por meio de um diálogo interno que pode ser conduzido em duas direções:
  1. Podemos alimentar esta “pontada de tristeza” com pensamentos depreciativos sobre a pessoa ou seus bens;
  2. Podemos “cortar o mal pela raiz” opondo à “pontada de tristeza” tudo o que conhecemos da fealdade da inveja e buscando, assim, frear seu desenvolvimento em nós.
Se optarmos por alimentar a proto paixão teremos como resultado a manifestação exterior da inveja. Na prática, isso significa que esperaremos uma oportunidade para praticar uma ou mais das “cinco filhas”.
Se, por outro lado, optarmos por lutar contra a inveja que começa a nascer em nós, temos algumas armas que podem nos garantir a vitória. Vejamos algumas delas.
1. Consideração dos males de todas as invejas no mundo
Nossa primeira arma é a simples lembrança dos males que a inveja irá nos causar se lhe dermos o nosso consentimento e permitirmos que se instale em nós.
Em primeiro lugar - devemos lembrar que, sendo as invejas são vícios injustos, receberemos punição imediata na nossa estabilidade psicológica e emocional será abalada no momento mesmo deste consentimento - Também podemos ser levados a praticar uma série de atos indignos contra o invejado e suas conquistas: a fofoca, a maledicência, o desejo de todos os males dele, a “alegria” por sua queda ou fracasso, a tristeza diante do seu bem etc.
Tudo isso pode nos levar ao ódio contra aquele que, no fim das contas, deveríamos considerar como um irmão - Além disso, já sabemos que na inveja não há benefício nem prazer. Ela é inútil e vergonhosa e nos causa apenas dor e tristeza.
Ela também pode nos levar a perder amigos, pois ninguém deseja estabelecer laços de amizade com um invejoso, e, em certos casos, até a nossa vida profissional pode ser prejudicada - A inveja é, enfim, um péssimo negócio. A lembrança destes males pode nos dar o impulso que precisamos para mudar a rota dos nossos pensamentos e eliminar a inveja ainda em seu estágio inicial.
2. A prática da virtude da justiça
“Diante da superioridade de outrem” - só resta uma atitude honrosa: amá-la”.5 Temos neste amor a prática da virtude da justiça - A justiça é uma virtude que consiste na “vontade constante e perpétua de dar a cada um o seu direito”. 6Ora, é justo que a superioridade tenha direito à nossa admiração. Depreciá-la através de um ato de inveja seria agir com injustiça.
Aquele que procura ser justo está, portanto, bem armado para evitar a inveja em seu movimento inicial ou para vencê-la caso ela já tenha se manifestado plenamente.
Outra excelente razão para agir com justiça e amar aquilo que é superior encontra-se e transforma-se o amador na cousa amada - Aquilo que recebe o nosso amor torna-se, de alguma forma, parte de nós mesmos - Se, diante da superioridade de alguém, ofereço, em vez da minha inveja, uma sincera e justa admiração, abro-me para possuir aquela mesma qualidade ou bem. Torno-me merecedor dela - Se, por outro lado, me oponho ao que é superior e amável, separo-me deste bem e torno-me incapaz de obtê-lo. A inveja bloqueia o nosso acesso aos bens invejados.
Humildade e Humildade Radical - Muito nos ajuda, para não sermos vítimas da inveja, o cultivo da virtude da humildade. Esta talvez seja a virtude mais oposta e contrária à inveja. Ela nos permite reconhecer e aceitar nosso lugar no mundo sem nos ressentirmos de que esta ou aquela pessoa seja superior a nós em algo.
Quanto sofrimento a humildade é capaz de evitar! Quando a cultivamos nos tornamos menos defensivos e menos susceptíveis aos ataques de um amor-próprio desordenado. Ela torna, sem dúvida, nossa vida mais leve.
E há pelo menos dois “graus” de humildade:
  1. A humildade que nos faz reconhecer nosso verdadeiro valor e aceitar nosso lugar no mundo;
  2. A humildade radical ou heróica, que nos faz sempre considerar os outros melhores que nós.
Esta última, claro, apenas pode possuir - Quem de nós, afinal, é capaz de reconhecer e tratar todos como superiores a nós?  Trata-se, realmente, de uma humildade radical.
Parece ter possuído esta forma radical de humildade. Conta-se que, certa vez, ao saber que estava sendo criticado por um defeito, ele não demonstrou nenhuma tristeza ou raiva e não tentou se defender. Eis sua resposta:
Certamente Ele - não conhecia meus outros defeitos, do contrário os teria trazido à baila também.
Mas ser humilde não significa abrir mão da busca pela excelência pessoal.
Trabalharemos para levar à perfeição todas as nossas qualidades e talentos, mas o faremos sem sofrer com as perturbações da inveja.
Há muita vantagem em sermos humildes. Os humildes sofrem menos e têm menos problemas psicológicos e emocionais do que os vaidosos e soberbos.
Amor ao próximo - A inveja é, evidentemente, incompatível com o amor, pois não se pode amar e invejar ao mesmo tempo.
amor ao próximo nos obriga, claro, a não invejar. Mas não apenas isso: obriga-nos também a - alegrarmo-nos com o bem de outra pessoa.
Mas se quisermos levar esse amor às últimas consequências, tornando-o mais perfeito, precisarão ir além desta alegria. O amor pelo próximo também exige que sejamos benfeitores dos que nos cercam.
Temos então três “graus de desenvolvimento” deste amor ao próximo:
  1. Não invejar;
  2. Alegrarmo-nos com o bem dos outros;
  3. Agirmos em benefício deles, sendo seus benfeitores.
O terceiro grau deste breve “programa de desenvolvimento do amor” é, segundo Aristóteles, a essência da virtude:
Com efeito, a virtude consiste mais em beneficiar do que ser beneficiado e mais em realizar atos nobres do que não realizar atos vis.
Como, então, beneficiar os que nos cercam? Estando atento as necessidades deles e respondendo a elas com objectividade.
Na prática, ser um benfeitor significa esforçar-se para realizar gestos de gentileza e auxílio. E esses gestos também devem se dirigir àqueles que invejamos.
Essa atenção e cuidado nos treinará no amor ao próximo e fará, pouco a pouco, a nossa inveja enferrujar - A Melhor Estratégia Para Superar a Inveja
Depois de considerarmos as “cinco armas” que podemos usar para combater a inveja, desejo apresentar aquela que considero ser a melhor estratégia para vencer esse combate - Trata-se da posse de um Plano de Vida que amamos e que ocupa-nos totalmente. O homem que carrega no coração um propósito sincero e bem definido não sucumbe à inveja - Quem conhece a si mesmo e conhece o caminho de vida que deve percorrer não desperdiça seu tempo e energia com mesquinharias.
A inveja é, evidentemente, incompatível com o amor, pois não se pode amar e invejar ao mesmo tempo - Como se Proteger da Inveja?
Seja simples, humilde e silencioso - Muitas pessoas atraem a inveja alheia quase Gostam de exibir-se e de apresentar seus bens e conquistas sempre que têm uma oportunidade - As redes sociais estão repletas de pessoas assim e quase todos nós já fizemos isso alguma vez, ainda que sem uma consciência clara disso.
A verdade é que não podemos gerenciar os sentimentos de outras pessoas. Se cuidarmos da nossa própria inveja já estaremos fazendo um grande trabalho.
A única coisa que está ao nosso alcance é agir sempre com simplicidade, tomando cuidado para não inflamar nas pessoas ao nosso redor esse terrível sentimento. Ter esse cuidado também é amar ao próximo.
A psicologia moderna nos diz que a inveja deriva de certas frustrações e complexos, e como não podemos conhecer as “feridas interiores” das pessoas que nos cercam, a atitude mais prudente que podemos ter é a de evitar todo e qualquer exibicionismo desnecessário - A simplicidade e a humildade são virtudes belíssimas e nos ajudam a evitar muitos problemas.
Conclusão: A Inveja pode e deve ser superada - Neste artigo exploro a desordem da inveja em detalhes que prejudica o nosso país RGB, em todos os aspectos
Sabemos agora o que ela é, conhecemos as condições para o seu surgimento, das suas principais características, como superá-la e como proteger-se dela.
A nossa vida, da nossa família e a sociedade -  já tem problemas e desafios demais e devemos, tanto quanto possível, evitar arranjar mais coisas inúteis para juntar?!
  • A inveja diz respeito à tristeza sentida pelo bem de outra pessoa;
  • O ciúme diz respeito à tristeza sentida pela possibilidade de perdermos um bem que é de todo ou nosso.
Assim, um cônjuge ciumento teme que seu parceiro faça novas amizades porque vê nisso a possibilidade de ser abandonado - O ciúme é possessivo e desconfiado, já a inveja é fofoqueira e maledicente.
Significado de Inveja, o que é Inveja? - Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.
A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo.
A expressão popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa.
Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.
Alguns objetos são usados como amuleto ou talismã contra a inveja e o mau-olhado, entre eles, o olho grego, o pé de coelho, a figa, a ferradura etc. Acredita-se que eles podem trazer sorte e proteger as pessoas de qualquer energia negativa direcionada pela inveja e mau-olhado.

Outros significados e conceitos que podem interessar significam várias coisas numeramos aqui algumas - Significado de Atitude, Significado de Falsidade. Significado de Amor, Significado do Casamento, Significado de Fofoca, significado de hipocrisia, Significado de Humildade, Significado de Aliança, Significado de Ciúme, Significado de Sofrimento etc.
Veja Também o Inveja - É o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto, diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza na sociedade, no país e no mundo.
A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo - A expressão popular  (Dor de cotovelo),  é usada para indicar que alguém está com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa - Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo

Sem comentários:

Enviar um comentário