sábado, 23 de novembro de 2019

SUZI BARBOSA: "SENHOR ZAMBRANO TEM UMA FICHA INTERNACIONAL LIMPA: NÃO TEM DADOS NEM NA DEA, NEM NA POLICIA DA COLÔMBIA E NEM NA INTERPOL"


O executivo da Guiné-Bissau anunciou que o cidadão Colombiano, identificado por Zambrano, tem uma ficha limpa e sem ligação com o crime organizado, numa alusão ao seu envolvimento no caso da maior apreensão de droga no país, denominado "Operação Navarra".

A informação foi transmitida à imprensa esta sexta-feira (22.11) pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Suzi Barbosa, visando esclarecer a opinião pública nacional sobre o assunto em causa.

"O senhor Zambrano tem uma ficha internacional limpa, não tem dados nem na DEA, nem da Polícia e nem na Interpol, por isso, estamos na posse de informações para desmentir as acusações que foram feitas ao executivo sobre a situação do passaporte do cidadão em causa", afirmou Suzi Barbosa.

Apesar das acusações que executivo esta a ser alvo pelos partidos da posição sobre esta matéria nos últimos tempos, Suzi Barbosa afirma que enquanto titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, a instituição vai zelar na atribuição dos passaportes da Guiné-Bissau.

Além do processo de Zambrano, a chefe da diplomacia guineense aproveitou o encontro com a imprensa para abordar a detenção do conselheiro do Presidente cessante, José Mário Vaz, no Brasil, por suspeitas de organização criminosa esta semana.

Neste sentido, Suzi Barbosa diz que ficou satisfeito com medidas tomadas para não atribuir passaporte ao Conselheiro do José Mário Vaz, Adailton Maturino dos Santos, e, por outro lado, a governante afirma que Maturino dos Santos nunca foi cônsul oficial da Guiné-Bissau no Brasil.

Na sua longa intervenção nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Barbosa também abordou a situação do diplomata guineense em Portugal.

Recorda-se que Dos Santos foi detido junto com mais três pessoas na terça-feira passada no Estado brasileiro de Bahia, por suspeitas de organização criminosa. As autoridades brasileiras investigam suposta falsificação de documentos para posse ilegal de terras.

Por: AC
Conosaba/radio jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário