sábado, 23 de novembro de 2019

CHEFE DE MISSÃO DA OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA CEDEAO EXORTA CNE A MANTER CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À VOTAÇÃO DE DOMINGO


O chefe da Missão de Observadores Eleitoral da Comunidade Económica do Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) encorajou esta sexta-feira (22/11) a Comissão Nacional das Eleições (CNE) para continuar a criar condições favoráveis para o sucesso da votação assim como para ser confiável e pacífica.

Para Soumeylou Boubeye Maiga que é o antigo primeiro-ministro do Mali, todos os candidatos e os funcionários encarregados da organização da eleição devem continuar criando condições favoráveis para o sucesso da votação.

“ Nesse nível de processo, gostaria de exortá-los a continuar criando condições favoráveis para o sucesso da votação que desejamos que seja confiável e pacífica”, exortou.

Por outro lado, Maiga diz que a presença da missão dos observadores da CEDEAO é para garantir que as eleições presidenciais sejam transparentes, gratuitas e inclusivas, que respeitem as leis e que cada candidato aceite o veredicto das urnas.

“ Apesar do actual sistema político consagrado na constituição da Guiné-Bissau que vocês conhecem perfeitamente, ninguém denota a importância da eleição de um presidente de um estado. Dado o contexto político da Guiné-Bissau, é importante saber que nossa presença aqui é garantir que essas eleições sejam transparentes, gratuitas e inclusivas e que respeitem as leis do país e estejam de acordo com os padrões do país” diz para depois aconselhar que “ se for esse o caso e que cada candidato aceite o veredicto das urnas, não haverá vencedor nem vencido, mas apenas um vencedor que é o povo guineense”.

De acordo com o chefe da Missão dos observadores Eleitoral da CEDEAO apesar do actual sistema político consagrado na constituição da Guiné-Bissau, a missão só pronunciará sobre as eleições no dia 25 de Novembro.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário