domingo, 24 de novembro de 2019

MAIS DE 760 MIL ELEITORES ESCOLHEM HOJE O PRESIDENTE NA GUINÉ-BISSAU

Mais de 760 mil eleitores são hoje chamados a votar nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, escolhendo entre 12 candidatos quem irá suceder a José Mário Vaz, que se recandidata ao cargo.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau garantiu na sexta-feira que estão reunidas as condições para que a votação para as presidenciais decorra “com tranquilidade” e “sem sobressaltos”.

Segundo a CNE, estão inscritos para votar 761.676 eleitores. As urnas abrem às 07:00 e encerram às 17:00 (mesma hora em Lisboa).

Durante o dia, 6.500 elementos das forças de segurança e defesa vão garantir a segurança da votação.

A campanha foi marcada pela nomeação, por parte do Presidente, de um novo Governo, que foi recusado pela comunidade internacional e que exigiu a José Mário Vaz uma gestão mais limitada sob a ameaça de imposição de sanções.

A Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) ordenou o reforço das forças internacionais (Ecomib) destacadas num país que tem sido palco de grande instabilidade política nos últimos anos.

Esta decisão, bem como a pressão internacional, acabou por marcar discursos de alguns candidatos durante a campanha, que tentaram exacerbar um sentimento anti-comunidade internacional, incluindo ameaças de expulsar do país as forças estrangeiras e acusações de ingerência nos assuntos internos do país.

A campanha ficou ainda marcada na reta final pelo anúncio de um acordo entre vários candidatos contra Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no poder.

Esse acordo foi anunciado à Lusa pelo Presidente cessante, José Mário Vaz, que se candidata como independente, e confirmado por Umaro Sissoco Embaló, apoiado do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15, principal partido da oposição), em declarações aos jornalistas em Cabo Verde e prevê o apoio ao candidato que passe a uma eventual segunda volta, prevista para 29 de dezembro, contra Domingos Simões Pereira.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário