quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

O Primeiro-Ministro, Ilídio Vieira Té, nomeou o Imame El-Hadje Infali Côté como Comissário para a Peregrinação à cidade santa de Méca, na Arábia Saudita.


EL-HADJE INFALI CÔTÉ NOMEADO COMISSÁRIO PARA A PEREGRINAÇÃO A MÉCA 2026

A nomeação do Wstaz (Professor) Infali Côté, formado em Teologia Islâmica e Mestrado em Ciência da Educação Islâmica e da Língua Árabe no Kuwait, consta no despacho n.º 01/2026 do Primeiro-Ministro do Governo de Transição.

Wstaz Infali Côté, como também é chamado pelos seus próximos, é fundador e presidente da Organização Não Governamental – Associação Juvenil para a Reinserção Social (AJURES), uma organização que trabalha em apoio e sensibilização da comunidade muçulmana e dos guineenses em geral.

No despacho consultado pela redação do jornal O Democrata, o chefe do executivo nomeou ainda o El-Hadj Siradjo Bary para exercer a função de vice-comissário para a Peregrinação a Méca.

A peregrinação à Cidade Santa de Méca (Hajj) constitui um dos cinco Pilares da Fé Islâmica e representa um dever religioso fundamental para os fiéis muçulmanos que reúnam as condições exigidas.

O Primeiro-Ministro, Ilídio Vieira Té, informa no despacho que cabe ao Estado da Guiné-Bissau criar e assegurar as condições institucionais, logísticas, administrativas e de segurança adequadas para a organização da peregrinação dos fiéis muçulmanos nacionais no ano de 2026, garantindo o seu bem-estar, dignidade e proteção ao longo de todo o processo.

Por: Assana Sambú
odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário