terça-feira, 6 de janeiro de 2026

DECORRE EM BAFATÁ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DESTINADA A GRÁVIDAS E CRIANÇAS

A Plan International Guiné-Bissau, através da Unidade de Programa da Província Leste, em parceria com a Direção Regional de Saúde de Bafatá, lançou esta terça-feira uma campanha de doação de sangue destinada às mulheres grávidas e às crianças dos 0 aos 5 anos de idade.
A campanha decorre sob o lema “Doar sangue, salvar a vida de quem precisa” e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade materno-infantil na região de Bafatá, que continua a ser um dos maiores desafios a nível desta região sanitária.
Na cerimónia de abertura, o diretor adjunto regional de Saúde, Lassana Sanhá, afirmou que as principais causas da mortalidade materna na região estão relacionadas com a anemia e as hemorragias, razão pela qual é fundamental garantir a disponibilidade de sangue nos diferentes centros de saúde.

Por sua vez, o coordenador do projeto da Plan International, Lassana Sano, explicou que a iniciativa surge em resposta às necessidades concretas da região de Bafatá, onde mulheres e crianças continuam a perder a vida devido à falta deste líquido vital.

Presente no ato, o régulo central da cidade de Bafatá, Aladje Seco Sidibé, sublinhou que a doação de sangue é um ato de responsabilidade cívica e apelou à participação massiva da população, esperando uma grande quantidade de doações ao longo da campanha.

O lançamento da campanha ocorre num contexto em que a região sanitária de Bafatá figura entre as regiões do país com maiores índices de mortalidade materno-infantil, em grande parte devido à escassez de sangue.

RSM: 06 - 01- 2026

Sem comentários:

Enviar um comentário