A Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO (MOE) e a Missão de Observação Eleitoral da União Africana (MOE-UA) realizaram em Bissau uma reunião de coordenação de alto nível, reunindo os Chefes das Missões de Observação destacadas para a Guiné-Bissau, incluindo o antigo Presidente da Nigéria, S.E. Goodluck Ebele Jonathan, e o Alto Representante da UA para a Silenciação das Armas, S.E. Mohamed Ibn Chambas.
Outras missões presentes na Guiné-Bissau incluem a CPLP, o G7+ e a ROJAE-CPLP.
Os Chefes de Missão sublinharam a importância histórica das próximas eleições no país, analisaram a preparação institucional e operacional e reafirmaram o compromisso coletivo com uma observação imparcial, credível e coordenada. Partilharam avaliações sobre logística eleitoral, competitividade, dinâmicas pré-eleitorais entre as partes interessadas e cenários de risco pós-eleitoral, destacando a centralidade do Estado de direito, da tolerância cívica e da diplomacia preventiva.
Com observadores de longo, médio e curto prazo já destacados em todo o território nacional, a CEDEAO reiterou a sua solidariedade para com o povo da Guiné-Bissau e a sua determinação em salvaguardar a paz, reforçar as instituições democráticas e assegurar que o resultado eleitoral reflita genuinamente a vontade do eleitorado.
fonte: CEDEAO


Sem comentários:
Enviar um comentário