sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Ilídio Vieira Té, Ministro das Finanças de Sissoco Embaló é o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau



Militares no poder escolheram homem de confiança de Umaro Sissoco Embaló, exilado no Senegal depois do golpe de Estado e diretor de campanha do ex-Presidente para primeiro-ministro.







O Presidente de Transição da Guiné-Bissau, Horta Inta-a, nomeou nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, Ilídio Vieira Té como Primeiro-Ministro.

Segundo o Decreto Presidencial n.º 2/2025, o General Inta-a, no uso das suas atribuições e competências, decidiu nomear Ilídio Vieira Té como chefe do Governo, acumulando também a pasta do Ministério das Finanças.

Vieira Té é considerado uma figura próxima do Presidente deposto, Umaro Sissoco Embaló, e foi diretor de campanha eleitoral da Plataforma Presidencial que disputou as eleições legislativas de 23 de novembro.

Quem é o novo Primeiro-Ministro?

Ilídio Vieira Té nasceu em 5 de maio de 1983. É licenciado em Direito Público (2007) e mestre em Direitos Humanos Interculturais e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha), desde 2009.

Dirigente do PRS, foi eleito deputado da Nação pela primeira vez nesta 11ª legislatura, na lista dos Renovadores. Ocupou diversos cargos na Administração Pública, incluindo: Diretor de Serviço da Organização Administrativa do Ministério da Função Pública; Diretor de Gabinete do Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social; Secretário-Geral do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Reforma Administrativa (2018-2019).

Foi também Secretário de Estado do Tesouro e, posteriormente, Ministro das Finanças, após a saída de Alage Mamadu Fadia. Voltou a assumir a pasta das Finanças nos governos de Rui de Barros e Braima Camará.

Por: Assana Sambú
odemocratagb




Sem comentários:

Enviar um comentário