domingo, 30 de novembro de 2025

Angola: Adalberto Costa Júnior reeleito para a presidência da UNITA

Adalberto da Costa Junior foi reeleito presidente da Unita, maior partido de oposição em Angola. © Francisco Paulo

Adalberto Costa Júnior foi reeleito hoje presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), obtendo 1.110 votos, o que representa 91% do total. O seu principal adversário, Rafael Massanga Savimbi, filho do líder fundador do partido, conquistou 110 votos, correspondendo a 9%.


Mais de mil delegados reelegeram neste domingo, 30 de Junho, Adalberto Costa Júnior, como presidente da União Nacional para Independência Total de Angola, UNITA, durante o 14 º Congreeso Ordinário, que encerrou hoje, em Luanda. O actual líder obteve 91% dos votos, enquanto Rafael Massanga Savimbi recebeu 9% dos votos.

Alcides Sakala, presidente da Comissão Eleitoral do 14 º Congresso Ordinário da União Nacional para Independência Total de Angola, anunciou os resultados que deram vitoria a Adalberto Costa Junior, como novo líder da oposição angolana, a UNITA.

“Candidato número 1, Rafael Massanga Sakaita Savimbi, com 110 votos, correspondente a 9%. Candidato número 2, Adalberto Costa Júnior, com 1.100 votos. Correspondente a 91%. Nestes termos, a Comissão Eleitoral do 14º Congresso Ordinário da UNITA, obedecendo aos Estatutos do Partido, declara vencedor o candidato Adalberto Costa Júnior”, anunciou o responsável.

Durante três dias, os cerca de mais de mil delegados abordaram a vida interna do partido, assim como calendarizam os programas, que guiar a organização até as eleições de 2027.

Por: Francisco Paulo
rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário