A direção nacional da campanha eleitoral do Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, garantiu esta segunda-feira que as eleições simultâneas de 23 de novembro decorreram num clima de “transparência, respeito pelas regras e patriotismo”.
Em conferência de imprensa realizada em Bissau, horas após o fecho das urnas, Oscar Barbosa (Cancan), porta-voz da campanha, destacou que o processo eleitoral foi marcado por “dignidade” e pelo “respeito às instituições”. Segundo afirmou, a população guineense demonstrou elevado civismo ao longo da votação.
Após o encerramento das urnas, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à calma e serenidade, lembrando que qualquer informação paralela deve ser ignorada, e que a divulgação oficial dos resultados é da sua exclusiva responsabilidade.
Embora a CNE ainda não tenha divulgado qualquer resultado, Oscar Barbosa declarou que a Plataforma Republica Nô Kumpu Guiné foi vencedor das legislativas. O porta-voz foi categórico ao afirmar que “não haverá segunda volta”, mas recusou confirmar de forma explícita se o seu candidato já teria vencido a corrida eleitoral.
A CNE garantiu ainda que os resultados provisórios serão anunciados até 27 de novembro, conforme o cronograma. A entidade prevê que a participação eleitoral ultrapasse os 65%, apesar do ritmo lento registado nas primeiras horas de votação.
RSM: 24.11.2025

Sem comentários:
Enviar um comentário