A Empresa de Telecomunicações Orange Bissau inaugurou esta sexta-feira, 28 de junho de 2024, a plataforma Orange Digital Center (ODC), para a capacitação e formação de jovens em empreendedorismo digital.
ODC é um ecossistema dedicado ao desenvolvimento de competências digitais para promover a inovação, reforçar a empregabilidade dos jovens e apoiar o empreendedorismo local.
Para dessa missão, a Orange Digital Center reúne num único local um conjunto de programas gratuitos e abertos a todos, que abrangem desde a formação prática dos jovens em competências digitais até ao acompanhamento de empreendedores.
A iniciativa marca um avanço significativo no compromisso da Orange com o desenvolvimento digital e a inclusão socioeconómico da Guiné-Bissau.
O centro inclui uma escola de programação, um Fablab solidário e um acelerador de “startups” .
De sublinhar que o Orange Digital faz parte de uma rede dinâmica de 26 Centros distribuídos em África, no Oriente Médio e na Europa, funcionando em rede, que permite a troca de experiências de um país para outro, oferecendo uma abordagem simples e inclusiva para reforçar a empregabilidade dos jovens, incentivar o empreendedorismo, inovar e promover o ecossistema digital local.
No seu discurso, o ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, José Carlos Esteves, defendeu que é preciso desenvolver uma estratégia para a transformação digital na Guiné-Bissau, onde todas as iniciativas estruturantes do setor devem ser concebidas e hierarquizadas, visando a coordenação dos avanços do setores público e privado, na transformação da sociedade guineense rumo ao digital.
“Esses projetos têm por objetivos estabelecer as bases para economia digital do nosso país e assentam-se sobre cinco pilares, infraestruturas digitais, plataformas digitais, serviços financeiros digitais, competências digitais e empreendedorismo digital ”, reforçou.
O governante enalteceu que o Orange Digital Center vai contribuir na promoção da economia digital na sociedade guineense, no cumprimento dos objetivos traçados para os pilares de desenvolvimento das competências digitais e a promoção do empreendedorismo digital.
Por sua vez, a diretora-geral da Orange Bissau, Nogoye Thérese Tounkara, destacou a importância da Orange Digital Center, sendo um pilar importante para a política de responsabilidade social e empresarial da Orange Bissau.
Nogoye Thérese Tounkara explicou, no seu discurso, que o objetivo da plataforma é unir numa única escala à formação e suporte dos jovens no domínio digital, além de incubação para apoiar sucessos e a criação de empregos no país.
Therese Tounkara frisou que a Orange Bissau está firme e comprometida em ser o autor crucial na transformação, no crescimento para o futuro digital da Guiné-Bissau, oferecendo soluções adaptadas a todas as populações.
O evento contou a presença do Diretor de operações da Orange para África e Médio Oriente, Brelotte BA.
Por: Carolina Djeme
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário