terça-feira, 25 de abril de 2023

Saúde/Empresa Sônia Farmacia Lda estuda mecanismo de abastecimento em medicamentos à todo o território nacional


Bissau,24 Abr 23(ANG) – A empresa Sônia Farmácia Lda, uma das vencedoras do concurso para a importação e comercialização de medicamentos, revela estar empenhada em estudos sobre os mecanismos para o abastecimento regular em medicamentos essenciais ao país.

“Neste momento estamos a estudar formas de entrar em todas as regiões do país para garantir o abastecimento em medicamento às populações, através de aquisição de meios logísticos e de postos de vendas especializados”, explicou, o responsável para Relações Públicas da Sônia Farmácia Lda, Malick Kamará, em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG.

Acrescentou que atingir esse desiderato tem os seus custos e que a empresa foi admitida recentemente no mercado de importação e comercialização de medicamentos, por isso precisa de tempo para cobrir todo o país.

Kamará diz que, devido aos constrangimentos causados pela guerra na Ucrânia, já se começa a notar, a escassez de medicamentos essenciais no país, mas diz que ainda dispõe de medicamentos para atender os seus clientes.

Malick Kamará disse que a empresa reforça os seus estoques de medicamentos de dois em dois meses, e revela que já se encontra no Porto de Bissau um dos três contentores de medicamentos encomendados para o país.

“A empresa tem a capacidade de importar medicamentos mesmo por via aérea, que acarreta mais despesas, mas isso só acontece quando não houver alternativas por via marítima”, disse.

Questionado sobre as recentes denúncias da Associação de Consumidores de Bens e Serviços(Acobes), segundo as quais existem empresas grossistas que importam medicamentos da proveniência duvidosa, Malick Kamará disse que a Sônia Farmácia não consta nessa lista.

“Nós adquirimos grande parte dos nossos medicamentos na China e Índia e os nossos produtos são inspecionados pelos inspetores do Ministério de Saúde”, afirmou.

A Sônia Farmácia opera no país desde 2006, segundo Malikc, “sem credibilidade não teria ganho o concurso para passar importadora de medicamentos, e pela segunda vez”.

Disse que a Sônia Farmácia opera em cinco países africanos, nomeadamente no Sudão, Guiné Equatorial, São Tomé, Libéria e Guiné-Bissau.

Para além da Sónia Farmácia Lda, são também importadoras de medicamentos, a Guifarma e Sofargui, mediante licenças atribuídas pelo Ministério da Saúde Pública, em Novembro de 2022.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário