sábado, 15 de abril de 2023

Crise confirmada. Benfica perde por 1-0, em Chaves e pode complicar contas


Golo de Abass, no 'último suspiro', custou a terceira derrota consecutiva aos encarnados.

O Benfica deu, este sábado, continuidade àquela que se vai afigurando como uma reta final de temporada ‘turbulenta’, ao sair derrotado do encontro com o Desportivo de Chaves, Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, por 1-0.
O primeiro e único golo da partida da 28.ª jornada da I Liga teve lugar já nos descontos, quando Issah Abass aproveitou um erro tremendo de Nicolás Otamendi para se isolar perante Odysseas Vlachodimos e fazer o gosto ao pé.

‘Chuveirinho’ numa tarde de verão

O Benfica precisava de demonstrar que continuava ‘vivo’, apesar das derrotas contra FC Porto e Internazionale, mas a exibição que assinou, diante de um Desportivo de Chaves ‘trancado’ na sua própria grande área, esteve longe de ser a mais convincente.

Diante de um adversário mais preocupado em defender do que em ‘fazer estragos’, a equipa orientada por Roger Schmidt mostrou-se previsível, fazendo a bola rodar de ala a ala, para cruzamentos, invariavelmente, inofensivos.

Aliás, a primeira vez que os encarnados conseguiram criar perigo, aos 19 minutos, foi, precisamente, quando Rafa Silva optou por fletir para dentro em vez de para a linha, desferindo um remate que passou a centímetros da barra.

O segundo (e último) sinal de perigo da primeira parte surgiu à passagem da meia hora de jogo, numa nova variação de jogo. Desta feita, Gilberto cruzou rasteiro para António Silva, que, completamente solto, atirou longe do alvo.

Já os flavienses, pouca ou nenhuma ocasião de perigo conseguiram criar, com exceção de um lance à beira do apito para o intervalo, quando João Correia foi ao relvado, após lance dividido com Alejandro Grimaldo. Pediu-se penálti, mas João Pinheiro decidiu (e bem) nada assinalar.

Otamendi deitou tudo a perder

No segundo tempo, o Benfica aumentou a intensidade e quase marcou logo a abrir. Assistido por Alejandro Grimaldo, João Mário atirou à baliza, mas, primeiro Bruno Langa, e, depois, Paulo Víctor, impediram o que parecia um ‘golo cantado’.

Na resposta, Juninho assinou um fantástico lance individual e isolou-se perante Odysseas Vlachodimos. No entanto, no um contra um, o internacional grego foi mais forte e segurou o nulo no marcador.

Quando tudo parecia apontar para uma igualdade, eis que, no 'último suspiro', Nicolás Otamendi deitou tudo a perder. O internacional argentino controlou mal a bola e deixou-a nos pés de Issah Abass, que, isolado perante Odysseas Vlachodimos, não perdoou e selou o resultado final.

Apesar deste desaire, o Benfica permanece isolado na liderança da I Liga, com 71 pontos, mais sete do que o segundo classificado, o FC Porto, que, no entanto, ainda vai receber o Santa Clara. Já o Desportivo de Chaves, ocupa a décima posição, com 36 pontos.

Momento do jogo: É inevitável. A 'escorregadela' de Nicolás Otamendi, já no tempo de compensação, revelou-se 'fatal' para o Benfica. Issah Abass não perdoou, colocou a bola no fundo das redes à guarda de Odysseas Vlachodimos e impôs a terceira derrota consecutiva aos encarnados.

Onzes

Desportivo de Chaves: Paulo Vítor; Nélson Monte, Steven Vitória, Ponck, Bruno Langa; Guima, João Mendes, João Teixeira; Benny, João Correia e Juninho.

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Aursnes, Chiquinho, David Neres, João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos.

Antevisão

É um Benfica a atravessar o momento mais delicado da temporada aquele que, ao final da tarde deste sábado, irá deslocar-se ao Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, para medir forças com o Desportivo de Chaves.

Após uma campanha quase 'imaculada', os homens de Roger Schmidt sofreram, de súbito, duas derrotas consecutivas, diante de FC Porto e Internazionale, fazendo instalar as dúvidas num percurso que parecia encaminhado para a glória.

Os encarnados seguem, ainda assim, na liderança isolada do principal escalão do futebol português, com 71 pontos, mais sete do que o segundo classificado, o FC Porto, que, horas mais tarde, irá defrontar o Santa Clara, no estádio do Dragão.

Os flavienses, por sua vez, ocupam um confortável 11.º lugar, com 33 pontos (tantos quanto o Boavista), mais 14 do que o Marítimo, equipa que mora imediatamente abaixo da 'linha de água', quando restam apenas sete rondas por disputar.

O Desportivo de Chaves irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário