terça-feira, 18 de abril de 2023

Registo civil/Unicef doa viatura e dez motorizadas ao Ministério da Justiça

Bissau,18 Abr.23(ANG) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), doou hoje uma viatura e dez motorizadas ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos destinadas ao reforço das intervenções de registo de nascimento nas comunidades longínquas do país.

No ato da entrega dos referidos donativos, a ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva agradeceu os apoios do Unicef frisando que têm permitido, nos últimos anos, alcançar resultados satisfatórios em termos de registos de crianças à nascença e dos 0 aos sete anos.

Teresa da Silva disse que o Unicef tem sido um parceiro privilegiado do Ministério da Justiça nesta matéria. “Esses apoios têm nos permitido colmatar algumas lacunas em localidades onde o Governo não consegue estar presente”, salientou.

Por sua vez, a representante do Unicef no país, Etona Ekole disse que a viatura e as dez motorizadas juntam-se às 04 viaturas e 18 motorizadas disponibilizadas ao Ministério da Justiça nos últimos quatro anos, para o reforço das atividades de registo de nascimento nas comunidades.

Ekole sublinhou que, ao mesmo tempo que o Unicef doa meios de transporte e no quadro da parceria com o Ministério da Justiça e da Saúde, apoia igualmente a expansão dos serviços de registo de nascimento nos hospitais e centros de saúde.

“Atualmente já temos disponíveis os serviços de registo de nascimentos em 11 hospitais e 26 centros de saúde em todo o país”, salientou a representante do Unicef.

Etona Ekole disse que, no ano passado, o Unicef, também com o financiamento da Cooperação Italiana, colaborou com o Ministério da Justiça no registo de cerca de 45 mil crianças, sendo que cerca de 18 mil foram registadas gratuitamente nas estruturas de saúde.

“Este ano, vamos reforçar igualmente a informatização dos serviços de registo, em forte colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolviumento(PNUD)”, disse Etona Ekole.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário