terça-feira, 25 de abril de 2023

Guines-Liga: UDIB E SPORTING PERDEM E BENFICA EMPATA EM CANCHUNGO

 

A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) deslocou-se esta segunda-feira ao Binar, norte da Guiné-Bissau e foi derrotada pela formação local por 2 a 1, em partida do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga”.

Em jogo da 20.ª jornada da prova e crucial na luta titânica pelo título nacional pelas equipas que estão na frente da tabela classificativa, a UBID voltou a ficar pontos frente à uma formação que luta pela manutenção.

Segundo os relatos da imprensa desportiva nacional, foi uma partida equilibrada. Embora a UDIB tenha controlado a posse da bola, a formação do Binar FC foi mais forte no capítulo da finalização, derrotando o líder da competição.

Os rapazes da avenida já não vencem há 3 jogos seguidos e nas duas últimas jornadas. Empatou em casa, frente ao Flamengo de Pefine e aos Balantas de Mansoa. Com esta derrota, a formação da UDIB soma já 4 derrotas na Guines-Liga.

Ainda que tenha estado mal, a UDIB continua na liderança da competição com 40 pontos, enquanto a equipa do Binar FC tem agora 21 pontos, a frente do Massaf de Cacine que perdeu nesta jornada.

Quem aproveitou a derrota do líder foi o Sport Bissau e Benfica, vice-líder da Guines-Liga, que conseguiu recuperar um ponto na luta titânica frente ao adversário Canchungo.

O campeão em título, o Benfica, que continua com dificuldades para vencer jogos no interior da Guiné-Bissau, viajou até à cidade de Canchungo e conseguiu arrancar apenas um empate 0 a 0, frente a formação local.

O jogo entre o Benfica e Canchungo foi uma partida de futebol sem grandes lances para golos na primeira parte. 

Já na segunda, com alterações tácitas feitas por ambas as equipas, a formação encarnada assumiu o jogo, mas os seus jogadores não souberam aproveitar as oportunidades para fazer golos.

Os treinadores Casaco e Aldo consideraram que foi um resultado justo, apenas  Aldo criticou algumas decisões da equipa de arbitragem.

Com este empate, o Benfica tem agora 36 pontos, enquanto o FC Canchungo faz 34 pontos na tabela classificativa. O Benfica continua no segundo posto da tabela e o Canchungo mantém-se no terceiro lugar.

Nos restantes jogos da 20.ª jornada, duas equipas aflitas na conseguiram regressar aos triunfos na Guines-Liga. Trata-se do Atlético Clube de Bissorã e o Sporting Clube de Bafatá.

Em Bissorã, a formação local que estava há oito jogos sem vencer, o que gerou contestações contra a direção da equipa, venceu no seu reduto a formação de Massaf de Cacine por 1 a 0.

Segundo os relatos da imprensa local, foi uma partida pobre, mas equilibrada para ambas as equipas, mas a formação de Bissorã teve sorte e conseguiu fazer o único golo da partida que a permitiu somar três pontos.

Bissorã continua no penúltimo lugar da tabela classificativa com 15 pontos, enquanto Cacine tem 20 pontos e está na zona crítica.

Em Bafatá, a formação local, orientada por Infamara Dabo“Vando”, conseguiu sacudir a pressão nesta jornada. A formação leonina do leste do país recebeu no seu reduto a visita a formação FC Pelundo e derrotou-a por 1 a 0, em partida a contar para 20.ª jornada da Guines-Liga.

A equipa de Bafatá, que não vencia há três jogosconsecutivos, mantém ainda a esperança de continuar a lutar para conseguir a permanência. 

Com este resultado, Bafatá tem agora 13 pontos na tabela classificativa, enquanto a formação do Pelundo continua com os 28. 

Em Bissau, o vice-campeão, Sporting Clube da Guiné-Bissau, foi surpreendido nesta jornada pela formação do FC Sonaco. A equipa do leste, que empatou na semana passada frente ao Pelundo, conseguiu desta vez um importante  resultado frente à uma formação que luta pela conquista do título nacional. 

O FC Sonaco, veio  ao Lino Correia e derrotou a formação leonina por 2 a 1. Os golos de Sonacoforam apontados por intermédio de Alfu Camalá. O único golo de Sporting foi apontado por Tcharles Mendy. 

Com este resultado, o FC Sonaco soma 28 pontos, enquanto o Sporting Clube da Guiné-Bissau mantém-se com 29 pontos e foi ultrapassado pelo Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Em Gabú, a equipa local, que tem sido uma das sensações da presente temporada, voltou novamente aos triunfos.

O Desportivo e Recreativo de Gabú, que empatou na semana passada com FC Cuntum 2 a 2, recebeu e derrotou no seu reduto a formação de Pefine por 2 a 1. Em partida realizada no campo Leandro Vaz, a formação visitante abriu o marcador por intermédio de Alfadjo Coité, aos 16 minutos da partida.

Aos 34 minutos, a formação de Gabú restabeleceu a igualdade na conversão de uma grande penalidade por intermédio de Abrão Tchantchalam. No tempo de compensação da primeira parte, Tchantchalam fez o 2 a 1 para formação de casa.

Na segunda parte, o Flamengo de Pefine entrou determinado para contrariar a equipa adversária, mas sem sucesso e a partida terminou com o triunfo de Gabú por 2 a 1.

Com este resultado, Gabú sobe para o terceiro lugar da tabela classificativa com 32 pontos, enquanto os rapazes de Pefine continuam com 27.

Os Tigres de São Domingos viajaram a Bissau e empataram 1 a 1 o com os Cavalos Brancos de Cuntum. Foi uma partida realizada à noite.

Os rapazes da zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal não perdem há 4 jogos e têm conseguido bons resultados na luta pela permanência na Guines-Liga.

Por seu turno, a formação do FC Cuntum, que não conheceu uma única derrota nos últimos 6 jogos, tem realizado uma excelente segunda volta que lhe permitiu estar nos lugares cimeiros da Guines-Liga.

Com este empate, FC Cuntum faz 30 pontos, ultrapassando o Sporting Clube da Guiné-Bissau na tabela classificativa, assumindo o quarto lugar, enquanto São Domingos tem agora 25 pontos.

A jornada encerra esta terça-feira, 25 de abril, com o jogo entre os Portos de Bissau e os Balantas de Mansoa. A partida vai ser disputada no Estádio Lino Correia em Bissau.

Os resultados dos jogos  da 20.ª jornada já realizados.

Sporting CGB 1 – Sonaco 2

Canchungo 0 – Benfica 0

Bafatá 1 – Pelundo 0

Gabú 2 – Pefine 1

Binar 2 – UDIB 1

Cuntum 1 – São Domingos 1

Bissorã 1 – Cacine 0

Por: Alison Cabral


Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário