quarta-feira, 19 de abril de 2023

Projeto “n´tene terra”. MINISTRA AFIRMA QUE O DESENVOLVIMENTO BASEADO NA IGUALDADE DE GÉNERO AUMENTA A PRODUTIVIDADE DE QUALQUER PAÍS

O governo afirma que o desenvolvimento baseado na igualdade de género aumenta a produtividade de qualquer país, tornando as suas economias mais inteligentes.
A constatação é da ministra da Mulher Família e Solidariedade Social hoje, durante a cerimónia do lançamento da Rede Nacional de Pólos de Apoio Técnico para o acesso das mulheres à terra que tem como objetivo assegurar melhores direitos e garantias da vida para as mulheres e meninas, bem como promover a resolução dos conflitos fundiários que as envolvem.

Maria da Conceição Évora diz ainda acreditar que a Guiné-Bissau seguirá o caminho da inclusão e das oportunidades iguais, entre homens e mulheres no seu processo de desenvolvimento, incluindo o acesso à terra.

“ È nossa convição que o desenvolvimento baseado na igualdade do género, aumenta a produtividade, torna as economias mais inteligentes, melhora os resultados do desenvolvimento para as gerações seguintes e as intituições mais eficientes”, diz adiantando que “ acredita que a Guiné-Bissau seguirá o caminho da inclusão, da oportunidade iguais entre homens e mulheres, de participação igualitária dos recursos financeiros do país e no processo de desenvolvimento incluindo o acesso às terras”.

A recém-empossada coordenadora Nacional dos Polos, Magda Francisca Correia diz que a finalidade desta organização, visa contribuir para as mudanças de paradigmas relativamente ao acesso das mulheres à terra.

A rede Parte Mulher, lançada hoje, vai contar com oito pólos a serem implementadas nas diferentes regiões do país, no âmbito do projeto “N´tene Terra” financiado pela União Europeia e está a ser implementada pela FAO desde 2016.

Durante a mesma cerimônia, foi empossada as coordenadoras provinciais e regionais e vices-coordenadoras.

Por: Diana Bacurim/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário